Coluna do Domingo: Os puxadores da Oposição na Mata Norte e Agreste

Os puxadores da Oposição na Mata Norte e Agreste

Na sexta apresentei aqui na nossa coluna as três cidades que o Palácio não pode perder para fazer ressonância no palanque da reeleição de Paulo Câmara. Enquanto o staff do Governo se assegura com as prefeituras polos, a estratégia do bloco de Oposição é outra.

Eles estão mirando nos candidatos proporcionais. Fazendo uma comparação esdrúxula, é como o candidato a prefeito que precisa de ter bons candidatos a vereador pra puxar o barco da majoritária. No plano estadual essa conta também bate, haja vista que não tem como arregimentar os prefeitos, investem nos candidatos a deputado.

Na região da Mata Norte e Agreste Setentrional, dois nomes se sobressaem na Oposição, o deputado estadual e candidato a reeleição José Humberto, que preside o PTB no Estado e ampliou muito suas bases e o pré-candidato Gustavo Gouveia que mesmo novato na disputa estadual vem montando um grupo robusto. Juntos eles podem chegar perto dos 60 mil votos tenho como base o número de adesões aos seus respectivos projetos só na Mata Norte. Apresentando assim um número significativo para ajudar qualquer projeto majoritário. Sem falar dos demais candidatos estaduais e os federais, a exemplo de Ricardo Teobaldo para federal, além de Marinaldo Rosendo que mesmo no PP já deixou claro que não votará em Paulo Câmara.

No mais, essa eleição será disputada e a Mata Norte e Agreste estão rachados de canto a canto. Enquanto os palacianos se movem para reeleger Paulo e completar os 16 anos no comando de Pernambuco, a Oposição tem a própria estratégia para acabar com essa hegemonia.

Senado – Já em fevereiro, fomos o primeiro blog do Estado a ventilar a possibilidade do deputado federal Eduardo da Fonte, integrar a chapa da Frente Popular disputando o Senador. Ontem, em jantar na companhia de Ettore Labanca, Vinicius, o presidente do PP de Pernambuco ganhou o braço forte de Sebastião Oliveira  (PR), para brigar por essa vaga na chapa de Paulo. Ele preparou o partido para a eleição e terá força para falar alto dentro do Palácio.

Timbaúba – Por falar em PP, na cidade de Timbaúba tem PP para todos os lados. Enquanto o grupo de Marinaldo Rosendo tem ele próprio e sua irmã Balazinha na sigla, do outro lado tem Antônio Moraes que é apoiado pelo prefeito Ulisses que também anunciou o ingresso na legenda. De um jeito ou de outro tem PP pra todo lado!

Rápidas

Chá de sumiço – Fernando Monteiro que agora está fora do mandato de federal devido o retorno de Felipe Carreras à Câmara Federal, ao invés de aproveitar a estada em Pernambuco para fincar raízes nas bases eleitorais, preferiu recuar. Em Carpina, por exemplo ele simplesmente sumiu! Aumentando o trabalho do prefeito Botafogo para transferi votos pra ele na eleição. Lembrando que ele só ficou no PP por força da executiva nacional.

Limoeiro – Depois de ser um dos nomes mais contundentes da Oposição, o vereador Marcos Sergio (PSD), anunciou que vai marchar agora no bloco da situação do prefeito João Luiz (PSB). Com o ingresso dele, a bancada chega a 10 parlamentares contra 5 da oposição.

Baixa – Com a saída de Marcos Sérgio para o grupo de Joãozinho, o deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE), contabiliza uma importante baixa. O vereador era como um fiel escudeiro do deputado.

Imagem cansada – Mesmo pontuando muito bem nas pesquisas quantitativas, o deputado federal e ex-senador Jarbas Vasconcelos não se sai muito bem quando a sondagem é qualitativa. O eleitorado em alguns momentos tem um distanciamento de sua imagem, as vezes o trata como um político ultrapassado.

Pinga-fogo: Paulo Câmara conseguirá fechar as contas com seus aliados? Parece que muitos querem a mesma coisa!

Deixe uma resposta