Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Governo Federal

Dilma tenta se reaprocimar da Igreja Católica


20140122-194112.jpg

O encontro de hoje no Palácio do Planalto com o arcebispo do Rio de Janeiro e primeiro cardeal brasileiro do pontificado de Francisco, Dom Orani Tempesta, faz parte de uma estratégia da presidente Dilma Rousseff de se reaproximar da Igreja Católica. Durante o pontificado de Bento XVI, Dilma manteve distância da Igreja.

No núcleo palaciano, a avaliação é que seria um erro manter esse distanciamento da Igreja no maior país católico do mundo. Avaliação de interlocutores da presidente é que isso poderia criar dificuldades para Dilma durante a campanha pela reeleição.

Nos bastidores, a presidente nunca escondeu sua contrariedade com a posição de Bento XVI durante a campanha de 2010. Um vídeo, de 2007, em que Dilma aparecia defendendo a descriminalização do aborto, transformou-se num dos principais temas da campanha presidencial daquele ano. Na ocasião, o hoje Papa Emérito enviou mensagem com uma posição da Igreja contra o aborto aos bispos do Maranhão que o visitaram no Vaticano.

Já no ano passado, a cúpula da CNBB ficou surpresa com o silencio de Dilma depois que foi divulgada a renúncia de Bento XVI. O consenso na CNBB foi de que Dilma guardou mágoas da campanha de 2010.

A reaproximação de Dilma com a Igreja teve início logo depois da eleição do Papa Francisco. Ela foi a primeira governante a ter uma audiência oficial com o novo Papa. Em julho, esteve duas vezes no Rio de Janeiro para acompanhar de perto a Jornada Mundial da Juventude.

Dilma também tem manifestado sintonia com as posições sociais do Papa Francisco. E recentemente, quando o Papa anunciou que Dom Orani seria criado cardeal, a presidente gravou e escreveu mensagens parabenizando o arcebispo do Rio. A expectativa entre os coordenadores da campanha de Dilma é que, na eleição deste ano, haja uma ênfase maior nos debates de temas sociais ao invés de temas com conteúdo moral, como aconteceu em 2010.

Informações do Blog do Camarotti

Elielson Lima 22 jan 2014 - 22:43m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog