Cabo
Governo PE – Saúde
Sem categoria

Professores de PE devem receber reajuste de 8% hoje


Os professores da rede estadual começarão o ano com reajuste salarial. O governador Eduardo Campos fará o anúncio do aumento, na tarde desta quinta-feira (02), no Centro de Convenções, em Olinda. A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) é de que o gestor atenda a portaria do Ministério da Educação e conceda o reajuste de 8,32%. O valor é bem aquém do desejado pela categoria, que já agendou assembleia para fevereiro, quando acabam as férias coletivas, e adiantou que não aceitará o aumento sem negociação.

O cálculo do reajuste obedece a portaria que representa a estimativa de aumento do custo de alunos por ano do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Segundo o sindicato, quando instituída, em 2012, a taxa era de 19,2%. No último dia 18, no entanto, a portaria foi corrigida e o índice baixou para 8,32%, valor que deve ser seguido para o reajuste salarial. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a correção levará o piso dos servidores para R$ 1.697,37.

Não aceitamos esse valor. Em janeiro, teremos congressos e, em fevereiro, daremos início à mobilização nacional. Fizemos um levantamento de arrecadação por estado e município e, realmente, o índice teria que cair. Mas, pelas nossas contas, ele ficaria em cerca de 15%“, adiantou Heleno Araújo, presidente do Sintepe.

Provavelmente, o anúncio do governador será de 8,32%. Um percentual baixo e sem negociação com a categoria. Desde que a lei do piso entrou em vigor, o anúncio é feito em março e o retroativo é pago. Anunciar logo em janeiro é novidade. Ano de eleições, de Copa, deve ser isso. Mas já avisamos, se o governador anunciar o reajuste nesse valor, vamos nos mobilizar“, concluiu Heleno Araújo.

Do Diário de PE

Elielson Lima 02 jan 2014 - 13:00m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade

 

Arquivos do Blog