PCR – COVID
Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Opinião

Começou a temporada de greves


greve

Por Jeniffer Nascimento

Todo início de ano é de lei haver greves, dos mais variados setores e, como estamos em um ano novo, também teremos greves, porém essas não são tão novas assim. Começo de ano o salário mínimo aumenta, mas em compensação aumenta passagem de ônibus, alimentação e o custo para atividades de lazer. Além disso, há categorias que não recebem os devidos aumentos, ou seja, os valores das coisas essenciais à vida moderna sobem, mas o salário não. E mesmo quando o salário sobe, o início do ano é o momento de questionar as condições de trabalho, a mudança do plano de saúde, como é o caso dos Correios que entraram em greve ontem (29) ou então os mandos e desmandos de um sindicado deteriorado e que não conta nem com o apoio da classe, como é o caso dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus que afirmaram que farão paralização na próxima sexta (31).

Porém este ano as manifestações dão a entender que serão ainda maiores e mais catastróficas, já que este é o ano da Copa do Mundo, que será realizada entre os meses de junho e julho, no Brasil. O problema de grande maioria da sociedade com a Copa são os gastos exacerbados com a promoção do evento. Enquanto o trabalhador sofre com a precariedade dos serviços públicos – principalmente segurança, saúde, educação e mobilidade – o governo gastou e está gastando horrores com a competição.

O Brasil sempre foi palco de grandes manifestações, até impeachment já teve por aqui, no entanto desde 2012 as coisas estão ainda mais intensas, além das greves de todos os anos houve também a greve dos professores das universidades federais, que durou cerca de 4 meses, e em 2013 o Brasil teve os maiores protestos de sua história, a massa foi as ruas questionar a qualidade dos serviços públicos garantidos pela Constituição Federal.

Há alguns dias o programa Fantástico da Rede Globo mostrou uma reportagem sobre a precariedade do transporte público brasileiro, isso causou uma revolta geral, já que para construir grandes elefantes brancos há verba, mas para levar dignamente os brasileiros ao trabalho não há.

Hoje temos a internet, ambiente pelo qual as pessoas conseguem se organizar e discutir temas importantes para o bem de todos e felicidade geral da nação, a distância agora não é obstáculo, e há de salientar a internet foi extremamente importante para a divulgação e aceitação das manifestações, é um meio quase sem censura e quase sem manipulação, ou seja, ambiente ideal para difundir ideais sem antes passar por alguns dos quatro poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário e a Mídia – enquanto a Copa não chega, e, consequentemente, o despertar do gigante, vamos passando por essa temporada de greves iniciais, nos divertindo com as imensas filas nos bancos, chegando atrasado ao trabalho, mas apoiando o movimento, como um bom brasileiro que não foge da raia a troco de nada.

Elielson Lima 02 fev 2014 - 17:48m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog