Gov – Plano de retomada
Novo Jaboatão
Pcr – novo modelo
Copergás
Sem categoria

Prefeitos realizam encontro em Vicência para discutir problemas ambientais

Publicado em: 04/02/2014 - 16:00m

Prefeitos de cinco municípios da Mata Norte, que vão integrar uma Área de Proteção Ambiental (APA) e dois Refúgios de Vida Silvestre (RVS) – anunciadas pelo governo estadual na última semana – reúnem-se nesta terça-feira (4), às 14h, para discutir sobre os efeitos da ação. O encontro será realizado na Câmara dos Vereadores de Vicência. A reunião está sendo organizada pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). O órgão de classe vai apresentar aos gestores de Timbaúba, Aliança, São Vicente Ferrer, Macaparana e de Vicência os impactos da medida nas culturas de cana-de-açúcar e de banana.

A APA equivale a uma área de 33.800 mil hectares. Tal extensão inclui as cinco cidades das quais os prefeitos participarão da reunião de hoje. Mas de acordo com o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, a ação pode acabar com as culturas de cana e de banana no entorno das reservas ambientais. “Dependendo das exigências do governo, a ação trará grande prejuízo para os produtores e também para as prefeituras”, diz.

Por este razão, dirigentes da AFCP e dos sindicatos dos Cultivadores de Cana (Sindicape) e da Indústria do Álcool e do Açúcar (Sindaçúcar) se reuniram ontem com o secretário executivo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Hélvio Polito. Lima antecipa que o secretário se mostrou bastante flexível e disposto a discutir com os produtores de cana e com os prefeitos das cinco cidades sobre as melhores formas para avançar na criação da reserva, sem com isso, prejudicar o produtor e as cidades.

“O maior problema da criação da APA é se for proibida a utilização de herbicidas e fungicidas nas plantações de cana e de banana”, destaca Lima. O dirigente explica que se tal proibição for adotada, as produções ficarão inviabilizadas. Ele conta que a região onde será criada a reserva é a segunda maior produtora de banana do País. A produção de banana depende diretamente do uso destes produtos para controlar a praga do mal da Singatoka, sem a utilizações deles, a produção não é possível.

Elielson Lima 04 fev 2014 - 16:00m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog