PCR – Recife Virado
Prefeitura de Jaboatão
Gov – 130 mil empregos
Sem categoria

Saiba o que pode e não pode no dia da eleição

Publicado em: 04/10/2014 - 2:30m

EleicoesÀs vésperas da eleições de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) orienta os eleitores sobre o que pode e o que não pode fazer no domingo (5). Além das medidas, a Justiça eleitoral recomenda que, no dia da pleito, o eleitor leve a ‘cola de votação’, para auxiliar no processo de escolha dos candidatos.

No dia da eleição, é preciso levar o título ou um documento de identificação original com foto. Pode ser carteira de identidade, de motorista, de trabalho ou certificado de reservista, por exemplo. A exigência vale, inclusive, onde houver urna biométrica. Se a identificação digital pifar, o documento é que vai valer.

Manifestação 

No dia da votação, é permitido aos eleitores o uso de de broches, crachás, adesivos e bandeiras dos candidatos. O uso de camiseta de partidos ou candidatos é probido, pois a manifestação deve ser individual e silenciosa.

Eletrônicos
Não é permitido levar à urna nenhum equipamento eletrônico como celulares, tablets, smartphones, máquinas fotográficas e outros. Esses equipamentos deverão  Também é vetado que o eleitor faça ‘selfie’ no ato da votação. A medida visa preservar o sigilo do sufrágio.

Crianças
Fica restrito também ao eleitor levar crianças para votar na urna eletrônica. Essa medida é para garantir que pais, da mães ou acompanhantes da criança tenham o voto secreto..

Boca de urna
A ‘boca de urna’ (distribuição e/ou veiculação de propaganda política) e qualquer outro tipo de propaganda eleitoral é proibida no dia do pleito e está sujeita a pena de seis a um ano de detenção.

Lei seca
O Pleno do Tribunal  proibiu, em todo o território estadual, a venda ou distribuição de qualquer tipo de bebida alcoólica em bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, desde as 23h de sábado (4) até as 19 horas de domingo (5). Os infratores responderão por desobediência e promoção de desordem que atrapalhem as atividades eleitorais.

Eleitores faltosos
O eleitores que estiverem fora do município ou do domicílio poderá justificar o voto em qualquer seção eleitoral. Aqueles que deixarem de votar deverão pagar uma multa de R$ 3,50 e a perda de direitos como emitir passaporte, regularizar CPF, não tomar posse em cargo em público e outros.

Elielson Lima 04 out 2014 - 2:30m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog