PCR – Recife Virado
Sem categoria

Governador destaca força do rebanho do Estado durante abertura da Exposição de Animais

Publicado em: 17/11/2014 - 16:55m
joao-lyra-exposicaoO governador João Lyra Neto participou, neste domingo (16/11), da abertura da 73ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. O evento comemora um marco importante: é a primeira edição após Pernambuco ter recebido certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, em maio deste ano. A declaração de território livre – concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal – permitiu que o estado expusesse, pela primeira vez, espécies das raças de ovinos Santa Inês e caprinos Boer e Anglo Nubiano. A medida suspendeu as restrições impostas há 14 anos pelo programa de combate à febre aftosa.
 
Na solenidade de abertura, prestigiada por autoridades, precaristas, expositores e visitantes, o governador destacou “a força e a tradição” da genética do rebanho pernambucano. O chefe do Executivo estadual também ressaltou que Pernambuco vive um novo ciclo, que requer uma política para que os pequenos pecuaristas se tornem empreendedores e microempresários. “No planejamento de 2015, a Secretaria de Micro e Pequena Empresa terá foco também na pecuária, para que possamos dar sustentabilidade, qualificação e financiamento aos pequenos produtores, como estados do Sudeste já fizeram”, explicou o governador.
 
O presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores, Emanuel Rocha, destacou os ganhos com a superação da barreira sanitária. “Nos anos anteriores, como tínhamos essa restrição da circulação dos animais, a exposição tinha quatro ou cinco estados. Hoje, com Pernambuco com área livre, estamos com 18 estados expondo”, comemorou. Nesta edição, a exposição conta com pecuaristas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Goiás, além de expositores de todo o Nordeste. Também presente no evento, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, destacou os investimentos realizados na agropecuária leiteira. “Enfrentamos a seca de cabeça erguida, investindo no momento emergencial, levando água onde era necessário e alimentação dos animais onde precisava”, lembrou.
 
A exposição também conta com 150 estandes que expõem maquinário, tratores, veículos leves e utilitários, motos, equipamentos de irrigação, coleta e resfriamento de leite e implementos agrícolas. Os interessados em orientação financeira para obtenção de crédito e em novidades de pesquisas agropecuárias podem acompanhar a programação de palestras promovidas no local. Os secretários estaduais Ivan Maurício (Imprensa) e Alessandro Carvalho (Defesa Social) também prestigiaram a abertura do evento.
Elielson Lima 17 nov 2014 - 16:55m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog