Campanha – Governo de PE – 130 mil empregos novo
Prefeitura de Jaboatão
Governo de Pernambuco

Tracunhaém sedia VIII Fórum de gestores de políticas públicas da Mulher na Região Canavieira

Publicado em: 24/03/2015 - 21:12m

  

Representantes de 25 municípios se reuniram, nesta terça-feira (24/03) em Tracunhaém, para participar do VIII Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Canavieira. A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, foi recepcionada pela secretária da Mulher de Tracunhaém, Gabrielly de Souza, que apresentou as ações desenvolvidas na cidade com foco na população feminina. “Estou a frente da Secretaria há apenas dois meses. Preciso muito da ajuda de todas vocês para efetivar o empoderamento das mulheres no nosso município”, afirmou a anfitriã.

Silvia Cordeiro falou sobre “A importância do processo democrático e participativo para a construção das políticas públicas de promoção da igualdade de gênero”. A secretária estadual convocou as gestoras a se prepararem para as conferências municipais, estadual e nacional previstas para este ano. “O calendário ainda não está fechado. Mas a previsão é que os fóruns municipais aconteçam entre abril e maio. Os municípios precisam se organizar. Podem até se unir em consórcios para fazer fóruns regionalizados”, orientou.

Na avaliação dela, é fundamental que as conferências debatam as formas de financiamento para as políticas para mulheres. “Pernambuco sai na frente criando o FEM Mulher. Mas é preciso que os outros estados criem os seus, assim como a União e também os municípios. O FEM Mulher começa com 5% dos recursos destinados às cidades. Queremos mais. Pleiteamos inicialmente 10%. Vamos continuar buscando, para que nós, gestoras, possamos fazer nossos trabalhos”, antecipou.

A secretária também destacou o trabalho feito pelas 12 coordenadoras regionais que dão suporte às gestoras municipais na articulação das políticas públicas para as mulheres. “São doze escritórios da Secretaria da Mulher de Pernambuco espalhados pelo estado”, comentou. Ela também comemorou o fato de os recursos do programa Chapéu de Palha Mulher estarem garantidos, apesar do cenário de crise e dos anúncios de contingenciamento. “Isso é resultado do trabalho feito nos últimos oito anos. Se temos resultados para mostrar, os chefes dos executivos sejam estaduais ou municipais não podem desfazer o trabalho”, ponderou.

Silvia destacou ainda o lugar de destaque ocupado pelo Estado no que diz respeito a políticas de gênero. “Pernambuco foi o estado que mais investiu na política para as mulheres, mais até que a União. Já temos 160 organismos municipais. Falta muito pouco para a universalização. Nosso papel não é combater a pobreza de forma genérica. Nosso papel é empoderar a mulher, trabalhando em conjunto com diversas secretarias para acabar com as desigualdades. Porque se a mulher tiver uma vida melhor, toda a sociedade terá uma vida melhor”, avaliou.

Prestigiaram o Fórum da Região Canavieira, a secretária de Governo de Tracunhaém, Juliana Prado, representando o prefeito; a secretária de Desenvolvimento Social da Cidade, Ana Verônica de Oliveira; a presidenta da Associação de Mulheres de Tracunhaém, Maria de Lourdes dos Santos; e a vereadora do município, Wilza Santana.

Elielson Lima 24 mar 2015 - 21:12m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog