PCR – Recife Virado
Opinião

#Opinião A redução da maioridade penal e as estatísticas no Brasil

Publicado em: 08/06/2015 - 2:12m

maioridade-penalEu havia prometido a mim mesmo não tocar nesses temas polêmicos, mais fui estimulado por alguns pronunciamentos no alto das tribunas em Brasília. Então, vamos lá! Uma das reformas que está na ordem do dia no Congresso Nacional, é alteração do Código Penal Brasileiro, mais precisamente a redução da maioridade penal. Que ao meu ver faz parte da agenda de prioridades que está em tramitação pelo punho firme e altivo do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

Não é que existem outros pontos importantes para discutir no país porém, os temas polêmicos imprimem na cabeça da classe formadora de opinião uma imagem “heróica” que o presidente Cunha quer implantar muito sabiamente. Reduzir para quê? Se os números vão na contramão dos discursos. Só para exemplificar, no Maranhão, só 3% dos homicídios tem a autoria de um jovem menor de 17 anos, ou seja, o jovem infrator é muito menos do que imaginamos ou criamos.

E não menos importante e não pode ser esquecido, essa redução estará jogando no lixeiro o Estatuto da Criança e do Adolescente, amplamente debatido e defendido nos quatro cantos desse país no início da década de 90.

O que queremos para o Brasil? Uma população encarcerada maior sem nenhuma estrutura e com sua benesses ou um sistema penal mais ágil e rigoroso em todas as fases? Prefiro reeducar nossas bases escolares do que ressocializar amanhã! Porque amanhã poderá ser tarde demais!

Por Elielson Lima

Veja essa tabela do IBGE de 2010:
11390198_888883014503923_8519174209877497386_n

Elielson Lima 08 jun 2015 - 2:12m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog