Governo de Pernambuco – ARBOVIROSES 2021 (COVID)
PCR – volta as aulas
Jaboatão – Nova Orla
Sem categoria

Representando o Brasil, Humberto assina acordo de Paracas

Publicado em: 08/06/2015 - 0:58m

Humberto-ParacasRepresentante brasileiro no I Congresso de Comissões de Saúde dos Parlamentos das Américas, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, assinou, em nome do Congresso Nacional do Brasil, a chamada Declaração de Paracas, documento final do encontro ocorrido, de quarta (3) até essa sexta-feira (5), na cidade peruana de mesmo nome.

O texto representa um avanço na articulação dos parlamentares do continente em favor de assegurar cobertura e acesso universais dos cidadãos americanos à saúde, reconhecidos no documento como um “direito humano fundamental”. “A saúde é um requisito para o crescimento econômico com equidade, inclusão e coesão social”, atesta a declaração.

O documento propõe, ainda, um especial “enfoque de interculturalidade aos povos originários, afrodescendentes e populações em situação de vulnerabilidade”.

“Foi um encontro muito importante. Todos tomamos conhecimento dos nossos problemas comuns e saímos de Paracas convencidos de que os parlamentos têm de atuar ativamente para a criação de serviços de saúde integrais, adequados, oportunos e de qualidade para as nossas populações”, disse Humberto.

Os países subscreveram o compromisso de avançar no acesso e na cobertura universais dos cidadãos aos serviços de saúde. Atualmente, apenas o Brasil, em toda a América Latina e Caribe, assegura um modelo dessa natureza por meio do SUS. “Estamos criando uma Rede Parlamentar para estreitar vínculos e implementar políticas de saúde que tragam soluções coletivas e integradas para os nossos países”, afirmou o petista.

O líder do PT no Senado volta ao Brasil na manhã deste domingo (7). Na próxima semana, Humberto vai propor ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, medidas a serem adotadas com a finalidade de viabilizar a aplicação imediata de alguns pontos da Declaração.

Elielson Lima 08 jun 2015 - 0:58m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade _ Petrolina

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog