Cabo
Governo – Pandemia não acabou
Sem categoria

ECA completa 25 anos hoje e tem muito a conquistar


eca-25-anosA violência contra a criança e adolescentes sempre esteve presente na sociedade, nas diversas camadas sociais. Envolve múltiplos atores e apresenta-se de diferentes formas, convertendo-se num problema de saúde pública de caráter endêmico, com impacto importante no adequado desenvolvimento biopsicossocial destes indivíduos.

A criação Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) há 25 anos foi o “marco histórico nas conquistas de garantia de direitos das crianças e adolescentes no Brasil” (MS), entre estes, a prevenção e a proteção contra a violência. A partir do ECA, diversos avanços em políticas públicas nesta área foram possíveis, mas ainda existem grandes desafios na implementação dessas políticas.

Dentre estes, vale ressaltar a dificuldade que os profissionais envolvidos com esta faixa etária enfrentam ao lidar com as questões complexas envolvidas aos inúmeros aspectos relacionados à violência contra crianças e adolescentes.

A possibilidade de criar um espaço de diálogo entre profissionais das diversas áreas que atuam na assistência à infância e à adolescência com a universidade e os gestores destas políticas pode contribuir para incrementar os avanços no cuidado deste grupo.

Elielson Lima 13 jul 2015 - 8:20m

Comentários

Jaboatão

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog