Governo de Pernambuco – Use máscara 1
PCR – COVID
Coluna

Coluna desta sexta-feira


quinto_constitucinoal_400_x_150A eleição do Quinto constitucional e o dedo político

Hoje acontecerá a mais famosa e talvez a mais concorrida eleição do Quinto Constitucional. O que é isso? Você pode me pergunta! O Quinto constitucional é um mecanismo que prevê que 1/5 (um quinto, ou seja, 20%) dos membros dos tribunais brasileiros – sejam eles quais forem, os Tribunais de Justiça , os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais Regionais do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho – seja composto por advogados e membros do Ministério Público em lugar de juízes de carreira. Para se candidatar os integrantes tanto da advocacia quanto do MP precisam ter, no mínimo, dez anos de carreira.

Lembramos que os advogados elegem uma lista sêxtupla (seis nomes), a qual é enviada ao TJPE, que escolherá a lista tríplice, da qual o governador seleciona um membro.Passada essa formalidade toda, o sistema de escolha ainda é muito politizado em todas as esferas, vale lembrar que a maioria dos Ministros do Supremo foram indicações desses anos todos do governo petista, será que algum dali não tinha ligação antes com a sigla? Quase todos, se você quer saber! Em Pernambuco não é diferente, a fórmula é a mesma, caberá ao governador Paulo colocar seu dedo encima de um único nome. É preciso urgente mudar a forma dessa eleição, os advogados e os desembargadores deveriam ser soberanos nessa escolha,

Por fim, vamos aguardar o desfecho dessa corrida, porque não dizer, eleitoral. Profissionais do marketing e de estratégias de campanha dizem que é mais fácil eleger um deputado federal que um desembargador. Aqui na Região a eleição será na sede da OAB em Carpina. Que vença o melhor e que não esqueça de valorizar a classe que o elegeu! Eu até arriscaria quem será o ungido, mas prefiro aguardar! Boa sorte a todos!

12512476_1707281189487402_2044148597848539261_n

Unidos pela cultura – Prefeito, vice-prefeita, secretários, vereadores e uma boa representação da classe artística debateram na noite de ontem (25), os desafios da Cultura em Carpina e poderam tirar dúvidas com o representante do Ministério da Cultura no Nordeste. Parabéns pela iniciativa!

PT e PSOL juntos em João Alfredo – Na noite desta quinta, ficou decidido que o PSOL e o PT marcharão juntos nas eleições municipais do corrente ano no município de João Alfredo, além da união também com o PPS e PSDC. Bom começo!

Rápidas

jailson_do_armazem-482x300Falta diálogo em Lagoa do Carro  – O prefeito Jailson do Armazém (foto) vem fazendo um gestão teoricamente controlada, mas não pode esquecer de fazer política. Aliados reclamam da falta de diálogo do gestor. Ainda dar tempo corrigir!

Condado e as mulheres no poder – A principal polarização condadense será entre duas mulheres, a atual prefeita Sandra Félix e a esposa do ex-prefeito Edberto Quental, a Dra. Andreia Quental. Lembrando que Edberto foi o grande eleitor na eleição de Sandra em 2012.

Pinga-fogo: O povo de Lagoa do Carro não tem costume de reeleger prefeito, será que Jailson consegue esse feito? Em outubro está chegando!

Elielson Lima 26 fev 2016 - 3:33m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog