Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Socializando

"Ano de eleição, colocando a mão na consciência", por Gabriela Rêgo


12122687_760483044056416_3693090106435144421_nO ano está apenas começando, mas as especulações políticas já começaram, sendo esse um ano de eleição as atenções se voltam para os possíveis candidatos e a atual gestão, o que já foi feito, ou claro, o que deixou de ser feito. Para fazer uma avaliação do quadro geral é necessário analisar o progresso que ocorreu no município na gestão atual e quais as opções de futuros candidatos disponíveis para a população. Porém, para que isso aconteça é necessário o interesse. Qual a parcela da população que se importa realmente com a política a ponto de querer aprender e entender sobre; ter ao menos uma pequena noção de partidos e decisões políticas?

O pensamento cultural no Brasil em relação à política é tratar o assunto como algo sujo, sempre ligando à corrupção, falta de direito do povo, crise econômica por inadimplência de um ou outro, algo entediante a qual não se precisa dar atenção, simplesmente ir a cada 4 anos na sua zona eleitoral e escolher alguém de quem logo se esquece o nome e só votou porque alguém disse que assim o fizesse, quem sabe foi o primeiro que lembrou os números na hora da votação.

Como se pode esperar ética, que é um fazer político e não teórico, quando o mesmo acaba não sendo? É imprescindível que os cidadãos pensem no fazer político, no que foi feito ou não, no que precisa ser mudado e quem precisa estar lá para fazer isso acontecer, quem tem a capacidade de fazer isso acontecer. O meio para garantir a duração da constituição é um sistema de educação adaptado à forma de governo, pois de nada serve uma excelente lei se o povo não tem educação. Educação política, educação ética, educação econômica, noção de seus direitos.

Para que tudo isso seja possível é necessária a criação de valores, valores esses adquiridos pela formação do indivíduo, um conjunto de várias influências junto com a opinião pessoal que formaria o ponto de vista ideológico o qual está diretamente ligado ao pensamento político e econômico dado que não se mexe em um deles sem modificar o outro.

Gabriela Rêgo
Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Elielson Lima 10 mar 2016 - 7:46m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog