Governo – Pandemia não acabou
Compesa
Opinião

"Tudo é questão de cultura",por Gabriela Rêgo


12122687_760483044056416_3693090106435144421_nPor definição, cultura “é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Tylor, apud ibid., p. 22), ou seja, da forma de se vestir até a alimentação de um indivíduo, este é influenciado pela cultura, já que são costumes absorvidos pelo cotidiano e herdados pelo seu modo de criação.

Inseridos nessa definição há os elementos culturais, as filosofias e os saberes de vida formando uma crença de tudo que se acredita. O ser humano passa a ser então não só produto da cultura, ele é igualmente produtor. Na antiguidade o objetivo de uma sociedade era baseado na partilha do poder social para o bem comum e isso implicava liberdade para os cidadãos. Com o avanço do mundo moderno e a evolução das sociedades esse conceito foi mudando e ficando mais pessoal, ligando diretamente o conceito de liberdade ao indivíduo. A partir daí, foi se fazendo pequenas renúncias quanto à participação do poder político. Dentro dos grupos culturais há certo controle quanto aos comportamentos, porém, nenhum indivíduo se deixa condicionar completamente pela cultura, o que liga então a cultura, à personalidade.

Direcionamento cultural e político então variam de acordo com a personalidade, as crenças e o olhar do cidadão com o mundo, variam de acordo com seu gênero, sua sexualidade, influência familiar, seu jeito de ver o mundo. Dito isso, entende-se que os aspectos influenciando uma pessoa são vários, fazendo de cada influenciador um ponto a mais de importância e relevância na hora da construção social, necessitando assim perceber o peso de cada ato no meio social, até mesmo o modo de incentivar uma pessoa a tomar uma decisão social política.

Gabriela Rêgo, estudante de Ciências Sociais da UFRPE

Elielson Lima 31 mar 2016 - 17:03m

Comentários

Compesa

Pesquisar

Publicidade

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog