Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Opinião

Aonde o preconceito vai levar a humanidade?, por Gabriela Rêgo


  “Preconceito: qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame critico. ”

Baseando-se nisso, é facil ter uma imagem do que se é o preconceito e a partir daí pensar em exemplos que vivemos no dia-a-dia e que até mesmo reproduzimos, são “brincadeiras”, gestos e ações praticadas até mesmo de forma repetitiva, visto que, é  tão disseminado que muitas vezes, acaba sendo tratado de forma normal com se não estivesse ferindo ninguém. Porém, é fundamental que haja noção de que, se ambas as partes não estão de acordo com o que está havendo, como achar graça de uma piada ou faltar com respeito a alguém, tem algo errado.

O objetivo aqui não é erradicar o preconceito, seria altamente utopico ter isso em mente, o que se pode ter é uma maior conscientização e ocasionalmente a diminuição dos casos de preconceito. Vivemos em um país de grande diversidade populacional e consequentemente, opiniões divergentes. No Brasil há diferentes etnias, gêneros e até mesmo estrangeiros que escolheram nosso país para acolhe-los. Obviamente esses não são as únicas formas de preconceitos existente, seja ele em nosso país ou no resto do globo.

Quando se falar em preconceito é muito fácil fazer o link com a violencia, quem nunca presenciou um ato de intolerância ou viu nos noticiarios. É mais recorrente do que deveria. Atos violentos acontecem diariamente pela falta de aceitação ou respeito com o proximo.

Muito mais que tolerar, deve se ter em mente o respeito ao próximo, opinião divergente não é necessariamente algo ruim, apenas um outro lado não observado. Pessoas diferentes,opiniões diferentes isso é o que torna o ser humano interessante é sua imensa diversidade, seja ela qual  for. A individualidade de uma pessoa vai até onde a do outro começa. Respeitar é um bom começo, vamos dar um passo adiante e não excluir por qualquer que seja a razão outro individuo, a final todos tem os mesmos direitos e igualdade seja ela perante a lei, ou em meio social.

Elielson Lima 21 abr 2016 - 3:41m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog