Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Sem categoria MEC divulga nova data para provas do Enem 2016 e publica lista atualizada das escolas ocupadas

MEC divulga nova data para provas do Enem 2016 e publica lista atualizada das escolas ocupadas


Mais de 240 mil candidatos não poderão fazer as provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo) em razão das 364 ocupações em colégios listados como locais de provas. A informação atualizada foi divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta-feira (04 de novembro). Neste ano de 2016 foram 8,7 milhões de inscritos para o exame.

>> As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo). A divulgação das notas do Enem 2016 estava prevista e foi mantida para 19 de janeiro. Segundo o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo.

As ocupações em diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.

Aviso aos candidatos 
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, diz que todos os alunos afetados vão receber um SMS avisando sobre o adiamento e nova data. Entretanto, o novo local ainda não será informado neste primeiro contato.

Conteúdo das novas provas
O Inep afirmou que a nova prova do Enem já foi elaborada e não vai afetar o equilíbrio entre os participantes, pois  uma prova não vai ser mais “difícil” que a outra. “A prova é equivalente”, afirma Maria Inês. A base dessa argumentação é a chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que é a metodologia usada na correção.

Cartão de confirmação
O documento traz o local onde o participante deve fazer a prova, o número de inscrição no Enem, data, horário e o local onde o aluno realizará o exame, indicação de atendimentos especializados, conforme descrito no ato da inscrição para o caso de necessidades especiais, gestantes, lactantes e etc. Opção da língua estrangeira que cairá na sua prova. Mesmo com tantas informações importantes, não será obrigatória a apresentação do cartão de confirmação no dia da realização do  exame nacional do ensino médio.

Data e hora das provas
Em ambos os dias da prova, 5 e 6 de novembro (sábado e domingo) os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo sempre o horário de Brasília. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança.

Documentos para o dia da prova
Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. É importante levar  RG, CPF, CNH, ou até título de eleitor.

Caneta Preta
De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Elas também precisam ter o corpo transparente, de forma que o fiscal possa enxergar o interior da caneta. Não serão aceitos lápis, lapiseira, borracha ou caneta azul.

Dúvidas e mais informações
Participantes que tiverem dúvidas sobre a prova podem acionar a Central de Atendimento do Inep pelo telefone 0800-616161. O atendimento por telefone tem funcionamento diário, entre 8h e 20h. O órgão indica que, antes de procurar o atendimento telefônico, o participante verifique se a questão não está já esclarecida no site do Enem: enem.inep.gov.br 

Elielson Lima 04 nov 2016 - 17:34m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog