Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Governo de Pernambuco Paulo assina decreto para garantir melhores políticas públicas contra desigualdade racial

Paulo assina decreto para garantir melhores políticas públicas contra desigualdade racial


Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro, o governador Paulo Câmara entregou, na tarde desta segunda-feira (21.11), no Palácio do Campo das Princesas, a Medalha Solano Trindade a cinco personalidades do Estado que se destacaram com ações em favor da afirmação da identidade negra. Durante o ato, o chefe do Executivo estadual também assinou um decreto que ajudará o Governo de Pernambuco a desenvolver ações voltadas para a população negra.
 
“A medalha Solano Trindade homenageia esses cinco pernambucanos que representam tão bem a luta contra a desigualdade racial. Ao mesmo tempo, assinamos um decreto que vai buscar garantir mais informação em relação à cor e à raça, contribuindo para um desenvolvimento de políticas publicas para a população negra”, afirmou Paulo Câmara. O decreto institui a inclusão do quesito raça ou cor nos sistemas de informação, avaliação, monitoramento, coleta de dados censos, ações e programas no âmbito de Administração Pública estadual direta e indireta.
 
As cinco personalidades negras escolhidas pelo Conselho Estadual de Promoção à Igualdade Racial para receberem a Medalha Solano Trindade foram Soni Santos, representada, na ocasião, por Rosimeri Santos; Inaldete Pinheiro; Walfrido José da Silva; Edvaldo Ramos; e a instituição Afoxé Alafin Oyó, representada por Fabiano Santos.
 
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, defendeu que a assinatura do decreto ajudará o Estado a desenvolver ações voltadas para todas as áreas de política pública. “É uma conquista do movimento negro, que sempre reivindicou o direito de ter o quesito da cor nas ações do Estado”, afirmou. Representando os homenageados, o advogado e jornalista Edvaldo Ramos afirmou que a entrega das medalhas é um reconhecimento do governador Paulo Câmara à luta do movimento negro. “É gratificante realizar um trabalho e saber que ele está sendo reconhecido, principalmente, quando isso vem para fortalecer os negros pernambucanos”, destacou.
 
Além da assinatura do decreto, Paulo também recebeu o documento elaborado pelas Mulheres Negras por meio de escutas realizadas junto às pastas de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, da Mulher e de Saúde em prol de políticas públicas para o movimento. “Esse documento será analisado e iremos realizar um plano de ação para implementar as medidas ali propostas para focarmos nas mulheres negras”, assegurou Câmara.
 
A cerimônia também contou com a participação dos secretários Milton Coelho (Administração), Antônio Figueira (Casa Civil) e João Campos (Gabinete do Governador),da deputada federal Luciana Santos e de representantes de diversas entidades.
 
FOTOS: Roberto Pereira/SEI
Elielson Lima 21 nov 2016 - 21:50m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog