
Coluna do Blog desta quarta-feira
Será que nasce uma nova oposição em Pernambuco?
Uma foto diz tudo ou pelo menos insinua muita coisa. E políticos parece gostarem de utilizar esse recurso para mexer com o imaginário dos eleitores e dos que pensam a política. Assim procedeu os medalhões na confraternização do PTB na última semana. O senador Armando Monteiro, reuniu uma ala representativa da oposição ao Governo do Estado. Marcou presença o ministro da Educação Mendonça Filho, ex-governador Roberto Magalhães, ministro das Cidades Bruno Araújo, senador Humberto Costa entre outros.
O interessante é que muitos desses trocam farpas pesadas em nível nacional e quando se fala em corrida pelo Palácio do Campo das Princesas em 2018 o tom muda, ou seja, aqui somos amiguinhos e lá em Brasília é cada um por si e o povo por todos!
Não sei se esse caldeirão tão heterogêneo de PT, DEM, PSDB, PTB, PSC, etc dará em alguma coisa, e se prosperar como será definida a chapa. Todos querem a cabeça, mas nem todos reunem condições. Um fato é que a oposição ao governador Paulo Câmara precisa crescer muito ainda em todos os sentidos e se reinventar ou terão que aguentar mais quatro anos do PSB no comando de Pernambuco.
Fôlego na reta final – Os milhares de prefeitos em todo país que estão encerrando seu mandatos terão um fôlego extra na reta final, melhor, no penúltimo dia do mandato. É que o Governo Federal liberará parte da multa da repatriação. No primeiro momento, seria no dia 1 de janeiro, depois da pressão voltaram atrás e anteciparam para o dia 30 deste mês.
Despedida da Casa Joaquim Nabuco– Todos os deputados estaduais que foram eleitos prefeitos no pleito de outubro se despediram da Assembleia Legislativa ontem. Entre eles está o prefeito eleito de Carpina, Manuel Botafogo (PDT). Ele sai da Alepe muito maior do que entrou, não só pela força política, mas pela capacidade de ser mais político. A Assembleia moldou o Botafogo, ele mesmo já disse isso várias vezes em público.
Rápidas
Fora da disputa (parte 1) – O atual presidente da Câmara de Lagoa de Itaenga, Clécio do Moinho em falou em entrevista ao Programa Francisco Jr, que já tem chapa formada para mesa diretora e ele não fará parte, mas apoiará.
Fora da disputa (parte 2) – Outro presidente que não vai tentar renovar o mandato na chefia do Poder Legislativo é Zé Dinda (foto) na cidade de Paudalho, e disse que, “não me vejo como melhor opção”. Mas poderá ter surpresas nessa eleição! “Tem gente que poderá descer a ladeira com uma chapa do pessoal daqui e levar a eleição”, insinuou.
Pressão judicial – Por falar em Zé Dinda, a juíza de Paudalho botou pressão no presidente e praticamente obrigou a Câmara a votar o Orçamento Municipal para o ano que vem. Zé se defendeu dizendo que estava em trâmite.
Anúncios na sexta – Os prefeitos Botafogo (Carpina) e Marcelo Gouveia (Paudalho), marcaram para sexta-feira o anúncio do seu secretariado. A expectativa é grande!
Vitória de Tota – O vereador de Carpina, Tota Barreto, conseguiu aprovar no Tribunal de Contas um recurso ordinário em processo referente ao ano de 2005 quando o mesmo era prefeito de Lagoa do Carro.S egundo o processo, Tota e a empresa Cavalcanti e Araújo Comércio Ltda foram imputados ao débito de R$ 27.338,06 após uma auditoria realizada pelo órgão.
Pinga-fogo: Será que a oposição registrará chapa para disputar a Mesa Diretora da Câmara de Carpina em janeiro? Aguardemos os fatos!