Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Governo de Pernambuco Câmara destaca importância do Parque Nacional dos Guararapes para a história de Pernambuco e do Brasil

Câmara destaca importância do Parque Nacional dos Guararapes para a história de Pernambuco e do Brasil


O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta segunda-feira (15.05), ao lado dos ministros da Cultura e da Defesa, Roberto Freire e Raul Jungmann, respectivamente, o lançamento do Projeto de Revitalização do Parque Nacional dos Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR). Além da recuperação e requalificação do Parque – Patrimônio Histórico Nacional -, o projeto, preparado por meio da Lei Rouanet, receberá, inicialmente, um investimento de R$ 5 milhões para a construção de um novo memorial. O objetivo é preservar a memória do equipamento e homenagear a participação de brasileiros na Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648.
 
“Precisamos dar a devida importância à memória do Parque Nacional dos Guararapes, símbolo de Pernambuco e patrimônio de todos os pernambucanos, nordestinos e brasileiros. E a melhoria do equipamento precisa ter do poder público o alicerce necessário”, avaliou Paulo Câmara. Para o gestor estadual, a iniciativa vai dar condições de avançar na preservação do equipamento. “A medida de hoje coloca um olhar no futuro, dando condições para que o Parque, onde pernambucanos lutaram por liberdade e justiça, possa ser olhado por gerações e gerações à frente”, destacou.
 
O ministro Raul Jungmann detalhou que o memorial a ser construído será um local para reunir informações e objetos museológicos como livros, equipamentos e fardas. “É preciso que tenhamos um espaço onde crianças, jovens e quem vier de fora de Pernambuco possam conhecer o que foi a Batalha dos Guararapes e a afirmação da nossa identidade. Ao lado disso, queremos revitalizar o Parque, que tem um conteúdo ambiental”, detalhou, complementando que foi criado um comitê para debater as necessidades e implementar os objetivos do Projeto.
 
Para o ministro da Cultura, Roberto Freire, a revitalização do equipamento é uma prioridade para o Governo Federal. “A parceria entre os ministérios da Cultura e da Defesa, do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes é muito importante, pois é preciso preservar a história de um lugar reconhecido como patrimônio brasileiro”, afirmou.
 
HISTÓRICO – A Batalha dos Guararapes ocorreu no século XVII, nos anos de 1648 e 1649, e consistiu em dois confrontos entre holandeses e brasileiros/portugueses no Morro dos Guararapes, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes. A batalha decretou o fim da ocupação holandesa no território pernambucano, sendo considerada o maior conflito político-militar na época do Brasil Colônia. Alguns historiadores defendem que foi justamente com a Batalha dos Guararapes que o Exército Brasileiro se apresentou pela primeira vez à nação.
Elielson Lima 15 maio 2017 - 22:13m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog