PCR – Cred Pop
Jaboatão – Aniversário
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Municipalismo 4º Congresso Pernambucano encerra com assinatura da ‘Carta Pernambuco Urbano’

4º Congresso Pernambucano encerra com assinatura da ‘Carta Pernambuco Urbano’


Após três dias intensos de debates, encontros, conteúdos e trocas de experiências, o 4º Congresso Pernambucano de Municípios e o Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis encerraram, nesta quinta-feira (27), com um legado para a sociedade. A Carta Pernambuco Urbano, assinada pelos presidentes das duas entidades, consolidou o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável preconizado pela ONU-Habitat na Nova Agenda Urbana.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, a estreia da parceira entre as entidades foi marcada pela ousadia e por discussões ricas em conteúdo. “Estamos unidos por objetivos comuns”, afirmou ele, destacando que o Congresso tem um caráter múltiplo e agregador. Patriota destacou ainda o esforço de diversos agentes para que o evento acontecesse. “A crise não pode nos imobilizar”, afirmou.

“Defendemos que o território é o chão do desenvolvimento ambiental, social e econômico. Por isso, precisa ser planejado com base numa visão de longo prazo para que nos leve às cidades sustentáveis de que precisamos”, pontuou o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, durante o encerramento. Além disso, a palestra magna e as salas temáticas revelaram o papel estratégico de gestores, arquitetos e urbanistas na transformação urbana, ao mesmo tempo em que destacaram a importância da participação cidadã. “A construção é coletiva”, resumiu ao ler a Carta em que as instituições conclamam o engajamento de todos no processo.

A parceria inédita entre o Conselho e a Associação, levaram mais de 3 mil pessoas ao Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 25 e 27 de julho. Além da palestra magna do urbanista colombiano Gustavo Restrepo, os eventos contaram com salas temáticas que incluíram palestras e debates, bem como feira de fornecedores e premiação de boas práticas urbanas. Entre os assuntos abordados, estiveram sustentabilidade, cidades criativas, arte popular, habitação social, assistência técnica em arquitetura e urbanismo, captação de recursos, previdência social e segurança urbana.

Elielson Lima 31 jul 2017 - 20:07m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade – Olinda

Publicidade – Alepe

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog