
Coluna da quarta: Marília Arraes deslancha na disputa pelo Governo de Pernambuco
Marília Arraes deslancha na disputa pelo Governo de Pernambuco
Com a divulgação dos novos números da Datamétrica, ontem, ficou claro que a postulação da vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), para comandar o Palácio do Campo das Princesas saiu do controle até da própria sigla que ela está filiada.
Tirá-la do páreo ficou uma tarefa mais difícil pelos números postos e ao mesmo tempo questão de sobrevivência eleitoral para os outros dois candidatos mais bem posicionados na pesquisa, o governador Paulo Câmara e o senador Armando Monteiro.
Armando muito fragilizado cresceu na margem dentro da margem de erro, por sua vez Paulo vive uma verdadeira oscilação de cinco pontos percentuais, sobretudo que o montante dos seus opositores é quase o dobro de sua intenção de votos.
Por suas vez, Marília aparece como o grande fato novo da eleição até o momento. Cresceu paulatinamente e com solidez, esse crescimento se assemelha muito ao do seu primo Eduardo Campos em 2006, lembrando que nessa altura do campeonato há 12 anos atrás Campos não chegava a dois dígitos. Sobretudo, num eventual segundo turno ela bate os dois adversários.
O Partido de Lula ficou sem opção no Estado a não ser homologar de fato e direto a candidatura de Marília Arraes para governadora. Se eleita, ela entra para a história por ser a primeira mulher a governar o Estado e primeiro petista.
Fechou também – Na coluna de ontem, destacamos a aliança de Milton Coelho com o pré-candidato a estadual Diogo Prado (PSC), na cidade de Carpina e a possiblidade de Joaquim Lapa (PTB) também aderir ao projeto. Em contato com o blog, a assessoria do ex-prefeito confirmou que o petebista apoiará Milton pra federal e que o anúncio deverá acontecer nesta quinta.
Desistiu – O deputado Odacy Amorim (PT) retirou sua candidatura para Governo de Pernambuco. O petista será candidato a federal e colocar sua esposa para estadual. O ex-prefieto de Petrolina era um dos que bateriam chapa internamente com Marília Arraes para ser o ungido do partido na eleição de outubro.
Rápidas
Aliança – O grupo de Gustavo Gouveia (DEM) recebeu um reforço de peso, ontem, o ex-prefeito da Aliança Azoka Gouveia declarou apoio a eleição do democrata e na reeleição de Ricardo Teobaldo. Azoka estava militando com Guiherme Uchoa, falecido no início do mês.
Movimentações – O presidenciável Ciro Gomes ao lado do presidente nacional do PDT Carlos Lupi se encontraram com Renildo Calheiros e Luciana Santos, que preside o PCdoB em nível nacional. Na pauta da conversa, alianças nacionais de esquerda e a perspectiva de fechar com o PSB. Lembrando que Renildo é o homem forte da política palaciana.
Juntos e misturados – O secretário e ex-vereador Leo Coutinho de Paudalho está muito animado com o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP). Ele não só vai apoiar o progressista como deve coordenar a campanha na região. Hoje vai acontecer um encontro na casa de Coutinho para traçar a estratégia da campanha. Para estadual, ele votará em Gustavo Gouveia!
Pinga-fogo: Será que vai ter greve dos professores em Carpina?