
Coluna do sábado: A Copa acabou para o Brasil agora a eleição entra em campo!
A Copa acabou para o Brasil, agora a eleição entra em campo!
A cada quatro anos o povo brasileiro para diante da TV para torcer, vibrar, extravasar com os jogos da seleção brasileira. Mesmo com o dramático 7×1 da Copa passada, esse ano o País se pintou de novo de verde e amarelo para festejar, tendo o sonho frustado, ontem, pelos belgas.
Passado isso, agora a eleição entrará aos poucos na pauta do povo. Mesmo com toda vibração pelo futebol, o país do futebol demorou este ano a entrar no clima do maior evento mundial desse esporte. E com a eleição não será diferente! Anotem aí: essa eleição será, ou melhor, já é a mais atípica da história da democracia moderna no Brasil.
O meio-campo do pleito eleitoral está tão embolado que estamos a exatos três mês do dia da eleição e as chapas ainda não foram anunciadas, as que foram pela metade. Na corrida presidencial os nomes postos flutuam e a porcentagem de indecisos é estratosférica.
Por fim, chegou agora dos políticos entrarem em campo de vez, porque acabou o discurso – vamos começar depois da copa -, mesmo a final do mundial ser no domingo que vem, dia 15 de julho, a Seleção Brasileira voltou pra casa mais cedo e o clima de frustração pós-eliminação poderá contaminar o ambiente de pré-campanha eleitoral.
Contra as obras paradas – O projeto que altera a Lei das Licitações de autoria do deputado federal Augusto Coutinho (foto), tenta minimizar a grande quantidade de obras paradas em todo país. Uma das novidades é a figura do agente de licitação, que vai conduzir o processo licitatório e acompanhar a execução do contrato. Coutinho tem importantes pautas no Congresso como a simplificação da Lei de Adoção.
Corrida para inaugurar – O governador Paulo Câmara está numa agenda intensa para inaugurar a maior quantidade de obras até o prazo final que permite a lei eleitoral que se encerra hoje. Ontem, foi a vez da segunda etapa do Cais do Sertão, que já é um dos principais equipamentos culturais e turísticos da capital. Gerido hoje pelo competente Toinho Mendes.
Rápidas
Decisão – Júnio Uchoa, principal herdeiro político do saudoso Guilherme Uchoa, disse que vai decidir seu destino político na próxima semana. O dilema do filho de Guilherme é se mantém a postulação para federal ou tenta um mandato de estadual para herdar os votos do pai.
Sertão – O deputado estadual José Humberto (PTB), comemorou a adesão do vereador Admilson Veras (PSB), da cidade de Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Presidente do PTB em Pernambuco, José Humberto tem a reeleição garantida.
Pinga-fogo: Alguém sabe por onde anda o vice-prefeito de Carpina, Marcelo Pascoal? O político está sumido de todos os eventos principais da cidade e dos seus candidatos!