Governo de Pernambuco – Use máscara 1
PCR – COVID
Coluna Coluna da quinta: Eleição em Pernambuco promete ser um clássico

Coluna da quinta: Eleição em Pernambuco promete ser um clássico


Eleição em Pernambuco promete ser um clássico

Desde o início da semana os números da pesquisa Ibope já mostrava que a eleição no Estado não estava liquidada, colocando preocupação para os palacianos que já dava como certa a reeleição de Paulo Câmara. Hoje, mais números, dessa vez o Datafolha apontando um crescimento de seis pontos para Armando que empata tecnicamente com o governador. Consequentemente o sinal amarelo do Palácio acende e um perspectiva de segundo turno não é nada animador para os socialistas.

Lembrando que no segundo tempo de um eleição o fator rejeição é muito mais preponderante do que mesmo a intenção de votos. Nesse quesito, Paulo lidera com 31% contra 23% de Armando, menos rejeitado o candidato petebista pode faturar a eleição devido ao afunilamento eleitoral.

Um outro fator é o crescimento de Armando no momento certo, ele vinha numa posição de segundo lugar mas dando até por ora vantagem grande para que os socialistas pensassem em resolver tudo no primeiro turno. Porém esse crescimento abala sobretudo as trincheiras políticas, porque muitos líderes que só enxergam chance de poder poderá migrar do palanque governista para a oposição. Há 17 dias da eleição, uma coisa é certa em Pernambuco, teremos um clássico das multidões multiplicado por dois!

Para finalizar e não podemos esquecer num eventual segundo turno como hoje se desenha, as posições dos candidatos nanicos e dos deputados eleitos poderão interferir diretamente no resultado final.

Senado – O Datafolha tamém divulgou projeções para a corrida pelo Senado. O candidato Mendonça Filho (DEM) subiu quatro pontos, assumindo pela primeira vez a segunda colocação e encostando em Jarbas Vasconcelos (MDB). Mendonça soma agora 31 pontos contra 36 pontos de Jarbas. A margem de erro é de três pontos percentuais. Humberto apareceu em terceiro com 30. Também não tem nada definido.

Sabatina – Na sabatina do pool de imprensa da Mata Norte, o senador Humberto Costa (PT), colocou a pratos limpos a retirada de Marília Arraes do páreo. “O nome do grande articulador para a retirada de Marília chama-se: Luis Inácio Lula da Silva nenhuma decisão desse porte dentro do PT deixa de passar por ele. É porque as pessoas não tem coragem de creditar isso a ele”, disse.

Rápidas

Réplica – O prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia utilizou sua redes sociais para rebater as notícias sobre um processo eleitoral contra seu irmão e candidato a estaudal Gustavo Gouveia (DEM). Ele qualificou como manobra da oposição.

Congresso – Pela 11ª vez,  o deputado federal Silvio Costa (Avante) é escolhido pela pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista do Diap sobre os 100 “cabeças” do Congresso em 2018 acaba de ser divulgada e, reeditando as dez listas anteriores, incluem o deputado Silvio Costa como um dos parlamentares mais atuantes, articuladores e formadores de opinião do Poder Legislativo.

Pinga-fogo: Como os palacianos receberam os números da Datafolha?

 

Elielson Lima 20 set 2018 - 8:29m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog