PCR – COVID
Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Coluna Coluna da terça: As semifinais da eleição presidencial

Coluna da terça: As semifinais da eleição presidencial


As semifinais da eleição presidencial

Se pudéssemos comparar a corrida presidencial deste ano a um campeonato de futebol chegaríamos a confusão que já estamos nas semifinais com quatro times disputando de olho na final. Neste momento acontece duas eleições paralelamente, ou seja, dois confrontos diretos.

O primeiro confronto é promovido pelos candidatos de esquerda Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT); ambos os conditos miram o mesmo eleitorado: de esquerda, lulista, anti-reformas e antiTemer. Enquanto havia indefinição no PT para escolher o candidato, Ciro crescia, com o lançamento de Haddad há um encolhimento do ex-governador do Ceará com tendência a queda. Dessa semifinal, os número de hoje apontam a vantagem de Haddad em vencer esse duelo e brigar bem na final (segundo turno).

Na outra ‘chave’ está Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin. Nesse jogo o placar – segundo as pesquisas – parece está mais cristalizado em favor do deputado Bolsonaro. Além de liderar todas as pesquisas, o candidato do PSL parece que conseguiu agregar os votos antipetistas, anti-Lula e os eleitores tradicionais tucanos que estão revoltados com o envolvimento de quadros da sigla, como o ex-presidenciável Aécio Neves, em operações da Polícia Federal. Quem está pagando essa conta altíssima para o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, mesmo com o Centrão ao seu lado e um megaestrutura, não consegue decolar.

Por fim, na corrida pelo Planalto existem algumas figuras que perderam o norte ou ficaram dando ‘murro em ponta de faca’, como Marina Silva e Álvaro Dias. A ex-senadora pelo PT, nem conseguiu agregar o voto de esquerda, como evangélica não absolveu o voto cristão ficando encima do muro em  assuntos políticos. Marina perdeu o tato político. Do outro lado, o senador Álvaro Dias tem uma aproximação muito grande com o eleitor de Bolsonaro e Alckmin, mas sua minúscula estrutura partidária e apoios não permitem uma inserção maior. Concluindo, quem passar pelas semi terá uma final com um os jogadores e time pronto para começar do zero e fazer uma nova história. A eleição presidencial brasileira poderá ser comparada a uma grande final de Copa do Mundo.

Indecisos – A pouco dias da eleição, Armando Monteiro e Paulo Câmara apostam suas fichas nos eleitores indecisos. Os principais candidatos ao Governo de Pernambuco, utilizam seus guias e sua comunicação para atrair essa parcela importante do eleitorado. O debate da Rede Globo hoje poderá ajudar nessa definição.

Rendeu – Num verdadeiro clima de disputa interna, o porta-voz da Rede Sustentabilidade em Pernambuco enviou uma nota indicando o ‘voto útil’ na candidata Dani Portela (PSOL), como protesto contra Júlio Lóssio. Por sua vez, Dani enviou uma nota agradecendo o pedido do partido até então adversário.

Rápidas

Lagoa de Itaenga – Em seu primeiro mandato de vereador Pedro Epifânio vem dando nó em pingo d’água na cidade de Lagoa de Itaenga. Na eleição mesa diretora, realizada ontem, ele conseguiu reverter articulações dos ex-prefeitos Carlinhos do Moinho e Lamartine Mendes contra ele e ainda mais formar uma chapa do consenso e ser reeleito por unanimidade. Epifânio poderá surpreender a muitos em 2020!

Carpina – Ficou mais que claro na entrevista do ex-deputado Carlos Lapa ao Programa Francisco Jr da Carpina FM, que numa eventual vitória de Carla Lapa como deputada estadual no pleito de domingo, ele colocará seu nome para a disputa pela Prefeitura de Carpina. “Terá um Lapa candidato, isso eu garanto e unidos”, sinalizando para seu irmão e também ex-prefeito Joaquim Lapa que hoje muita em grupo adversário ao seu.

Ampliando -Enquanto uns encolhem e chegam a reta final capenga, o deputado estadual José Humberto segue ampliando a sua base de apoio no Agreste Setentrional, agora com a adesão de um grupo expressivo de lideranças políticas de Santa Maria do Cambucá. A reeleição do líder petebista está mais que certa.

Pinga-fogo: Será que os Lapas voltam a se unir em Carpina depois dessa eleição?

Elielson Lima 02 out 2018 - 0:02m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog