Gestão Catadores concluem curso de capacitação, em Carpina

Catadores concluem curso de capacitação, em Carpina


Após concluírem o Curso de Capacitação de Catadores de Rua e Lixão, realizado no mês de novembro, no auditório da Prefeitura do Carpina, cerca de 50 catadores e catadoras de materiais recicláveis de Carpina e cidades da região, receberam um certificado de conclusão, além de um kit contendo Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O objetivo é minimizar os danos causados pela insalubridade do trabalho e conscientizar os trabalhadores sobre regras de higiene, direitos e regras de segurando do trabalho. Os kits entregues continham respiradores, luvas látex e luvas vaqueta, bota de proteção, protetor auricular, colete com faixa refletiva para a proteção em ambientes de baixa iluminação, óculos de segurança e fardamento adequado para prevenção de acidentes com objetos perfurocortantes.

A capacitação foi uma iniciativa do Projeto de Desenvolvimento dos Catadores e Catadoras de Pernambuco (Rescate), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), em convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho que, através de parcerias com Prefeituras, leva cursos e capacitações voltadas aos profissionais de coleta de recicláveis. Em Carpina, o projeto teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Desenvolvimento Social.

“Desde o iníco de 2017 estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de quem trabalha no lixão e também realizando a coleta nas ruas. A Prefeitura tem aumentado a cobertura em saúde, infraestrutura e cidadania em comunidades que antes estavam quase esquecidas. Hoje vemos muitos frutos positivos de nosso trabalho e conseguir trazer esta capacitação é um deles ”, disse o Secretário de Meio Ambiente de Carpina, Jorge Mozart.

O Projeto Rescate tem o objetivo de fomentar empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação atuante com resíduo sólido, fortalecer a organização produtiva dos catadores e a importância do trabalho que eles realizam para o meio ambiente e a sociedade, além de gerar renda e superação de situações de pobreza extrema em várias cidades.

Elielson Lima 05 dez 2018 - 23:55m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade


 

 

Arquivos do Blog