Escola Internacional
Remax
Coluna Coluna do sábado: Retrato de um Congresso renovado e sob medida 

Coluna do sábado: Retrato de um Congresso renovado e sob medida 


Retrato de um Congresso renovado e sob medida

A eleição do último dia 7 de outubro renovou em 52% a Câmara dos Deputados e pasmem em 85% o Senado. O novo Congresso que será empossado no dia 1º  de fevereiro se desenha mais liberal na economia e muito mais conservador que o atual. Para ter noção do tamanho da renovação, em 2014, apenas 39% dos deputados federais foram eleitos para o primeiro mandato, esse número pulou 47% em 2018; perdendo apenas para o pós-Assembleia Constituinte que foi de 48% de renovação.

O Congresso mais renovado dos últimos 20 anos terá mais jovens, mais mulheres, mais negros, mais parlamentares conectados às redes sociais e mais estreantes. E com certeza será o mais instruído que os anteriores.

Diante desses números, teremos um parlamento sob medida para um novo Governo. Deputados e senadores estreantes querendo ‘mostrar serviço’ e surfar na rejeição dos seus antecessores. Mesmo os medalhões prontos para voltar ao comando das Casas – Rodrigo Maia (Câmara) e Renan Calheiros (Senado) -, os congressistas estarão mais antenados com o que pensa a sociedade.

Resta agora o Governo Bolsonaro, leia-se Equipe Econômica com a Casa Civil – se entenderem e aproveitar essa fase de namoro inicial para colocar em pautas as reformas que o País precisa, a exemplo da Previdência. Ou fazem isso neste primeiros meses ou perderam a oportunidade de aproveitar esse Congresso sob medida escapar pelos dedos

MINISTÉRIO PÚBLICO (parte 1) – O MPPE abriu inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na execução de perfuração de poços artesianos na zona rural da cidade de Lagoa do Carro. A publicação foi feita ontem no Diário Oficial.

MINISTÉRIO PÚBLICO (parte 2) – Quem também está sendo alvo do MPPE é o São João do ano passado da cidade de Carpina. Uma auditoria foi realizada pelo Tribunal de Contas e gerou multas para o prefeito Botafogo e a secretária Milca Maria. Essa ação do TCE está sendo base para investigações da promotoria da cidade.

COBRANÇA – A professora Socorro Cavalcanti, vice-reitora empossada para mais um mandato na UPE, aproveitou o discurso de posse para fazer cobranças ao governador Paulo Câmara – presente no ato -, para liberação demais recursos para a Universidade.

RÁPIDAS

CONTAS – O ex-prefeito Guga Lins (Sertânia) terá que devolver ao FNDE o motante de quase R$1,5 milhão (um milhão e meio). Essa foi uma decisão do Tribunal de Contas da União.

PÉRIPLO – O deputado federal eleitoFernando Rodolfo(PHS) está num verdadeiro périplo para visitar antes da posse todos os municípios pernambucanos em que foi votado.

ENCONTRO – Depois de se reunir com Ricardo Teobaldo, o deputado Gustavo Gouveia teve um encontro com o deputado Mendonça Filho e Priscila Krause. A conversa foi acompanhada pelo jovem político Vinicius Mendonça. Na pauta, “debatendo a política estadual”, afirmou Gouveia.

PARCERIA – Iniciamos essa semana nossos comentários políticos na Naza FM, no programa Espaço Aberto, uma das grandes emissoras de rádio do interior do Estado. Tenha também nossos comentários em sua rádio entrando em contato pelo (81)99655-1327.

PINGA-FOGO: A presidência da Assembleia foi a cota final do PP no novo Governo? 

Elielson Lima 12 jan 2019 - 0:03m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade

 

 

Arquivos do Blog