Escola Internacional
Remax
Coluna Coluna da segunda: DEM se fortalece ao comandar Congresso Nacional

Coluna da segunda: DEM se fortalece ao comandar Congresso Nacional


DEM se fortalece ao comandar Congresso Nacional

A eleição do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) para a Presidência do Senado Federal no último sábado (2) marca o retorno do seu partido ao comando da Casa após 18 anos. Já faz 34 anos da redemocratização do Brasil, em 1985, em 30 deles o MDB esteve no comando do Senado. O único outro partido a ser eleito para a presidir o Congresso foi justamente o DEM, que à época tinha o nome de PFL.

O fortalecimento dos Democratas ainda é maior com a reeleição do deputado Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados. O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto, foi fundamental nas duas eleições agindo nos bastidores de forma pesada e muito articulada.

Das 20 eleições que já foram realizadas para a Presidência do Senado o MDB ganhou 17 delas, sendo 15 regulares e duas especiais (para completar mandatos interrompidos pela renúncia do presidente eleito ao início da legislatura). A única fez que o MDB ficou de fora foi justamente quando o avô do atual presidente nacional da sigla, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) foi eleito presidente duas vezes entre 1997 e 2001.

Essa manutenção do MDB no poder deve-se pela quantidade de senadores que a sigla sempre fez. Essa é a primeira vez que mesmo com 13 parlamentares, outro partido elegeu um senador com apenas de seis senadores. A capacidade de influência das redes sociais contra Renan Calheiros e a vergonha que foi o pleito no Senado possibilitou esse resultado.

Com tudo isso, o DEM saiu de uma posição de partido auxiliar para protagonista no País, enquanto o MDB pela primeira vez da história não assume nenhum posto importante em Brasília: nenhum ministro, nenhum presidente de Poder.

ALEPE – Filho de Timbaúba, o professor Paulo Dutra (PSB) assume nesta segunda uma das vagas deixadas pelos deputados licenciados Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A posse será às 14h30, no plenário da Casa de Joaquim Nabuco.

MATA NORTE – Os deputados Antônio Moraes e Gustavo Gouveia, filhos da terra, falaram em união para trabalhar pela região. Os parlamentares já conversaram e a tendência que compartilhem pautas conjuntas pela Mata Norte. Se isso de fato acontecer a região ganhará muito!

DE OLHO EM 2020 – O ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes, Jorge Junior (foto) está se preparando para disputar mais uma eleição na cidade. Membro do grupo da prefeita Celia e Romero Sales de Ipojuca, Jorge promete surpreender na eleição de 2020.

COMEMORANDO VAIAS – A deputada estadual Clarissa Tercio (PSC) comemora as vaias que recebeu dos movimentos de esquerda que participaram da posse do lado de fora da Alepe. “Maravilha…to indo no caminho certo”, disse a parlamentar nas redes sociais.

CLUBE DA LULUZINHA – Assim foi batizado carinhosamente a bancada do Distrito Federal ena Câmara dos Deputados. São 5 deputadas de um total de 8 deputados na bancada. Literalmente é a bancada do clube da Luluzinha. São 4 deputadas atuando no campo conservador e deverão está ao lado de Jair Bolsonaro, apenas Érika Kokay é de esquerda.

RÁPIDAS

NORONHA – Milton Luna foi eleito presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha. Ele venceu o também conselheiro Artur Cunha e presidirá o colegiado pela quarta vez até 2021.

AGENDA – O governador Paulo Câmara participa hoje da solenidade de abertura do ano letivo de 2019, juntamente com o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio. O evento acontece na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, no Recife, onde ele também inaugura a nova quadra poliesportiva.

GESTÃO TRAVADA – A cidade de Moreno, na Região Metropolitana, entrou na lista das cidades que possam o CAUC (Cadastro Único de Convênios) sujo, uma espécie de SPC e SERASA dos municípios. A irregularidade é do ano 2000, depois de 19 anos a cidade está pagando por problemas de gestões passadas.

PINGA-FOGO: Por onde anda o ex-presidente Michel Temer?

Elielson Lima 04 fev 2019 - 0:00m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade

 

 

Arquivos do Blog