Jaboatão – Aniversário
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
PCR – Cred Pop
Coluna Coluna da quarta: O xadrez do PSB no caso Carreras

Coluna da quarta: O xadrez do PSB no caso Carreras


Após ter votado a favor da Reforma da Previdência, o deputado Felipe Carreras vive um verdadeiro jogo de xadrez com o PSB, que abriu um processo no Conselho de Ética do partido para punir o parlamentar ao contrariar o fechamento de questão. O primeiro lance dessa partida foi dado pela executiva nacional, ao optar pelo fechamento de questão numa matéria tão delicada como é a Reforma da Previdência. Para os parlamentares, o fechamento de questão limita a atuação no Congresso e enquadra qualquer pensamento diverso.

A segunda jogada desse tabuleiro foi dada pelo próprio deputado Felipe Carreras. Insatisfeito com o tratamento que vem recebendo da sigla, viu nessa votação sua chance de pular fora como vítima do processo. Seria um fato raro no xadrez, dar um xeque-mate na primeira jogada do pião.

A vez voltou para o PSB nas mãos do presidente Carlos Siqueira, que não perdeu a chance de bater forte para derrubar o oponente; chamou os 11 infieis de ‘traidores’, inclusive fez questão de enfatizar o R$ 1,3 milhão que Felipe Carreras recebeu e cobrou antecipadamente a devolução, caso se concretize a exclusão.

De repente, um peão importante é mexido e colocado no ataque, Dora Pires – secretária nacional das mulheres socialistas -, muito ligada ao PSB de Pernambuco e ao Governo, é uma das lideranças que assina o pedido de exclusão dos parlamentares que votaram na Reforma. Para abafar essa jogada, que é um verdadeiro xeque, demais peões e cavalos começam a se mover por ordem do bispo e da dama numa verdadeira enxurrada de notas em defesa do jogador adversário (Carreras).

Enquanto isso, o jogador Felipe Carreras articula a sua tentativa de xeque, sai do silêncio-reflexivo e ataca, ao publicar texto agradecendo as manifestações dos políticos que saíram em sua ldefesa. Porém, tentou derrubar o bispo quando revidou o presidente da sigla, Carlos Siqueira, ao dizer queantecipou o voto olho no olho do dirigente um dia antes da votação e se reservou ao direito de não rebater publicamente.

Por fim, esse xadrez está muito longe do xeque-mate, lance que põe fim à partida. Na próxima semana a jogada volta para o PSB com a reunião da executiva nacional para deliberar o assunto. E continuaremos aqui como espectadores desse tabuleiro socialista.

DE OLHO NA ELEIÇÃO – O grupo do deputado federal Fernando Rodolfo tem 5 nomes que pretendem disputar a prefeitura de Garanhuns. Desde o início do ano que eles vêm se articulando para pavimentar esse projeto. Em breve uma pesquisa será feita para definir esse quadro. O apoio do deputado Fernando está sendo cortejado por integrantes do grupo do prefeito e até por Silvado Albino, aliado do governador.

GARANTIDO – Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) garantiu que se Bolsonaro de fato indicar mesmo o filho Eduardo para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos, ele será aprovado pelos senadores. Para o presidente, a indicação já está fechada.

AGENDA – Por falar em FBC, hoje o senador cumpre agenda no Agreste pernambucano, começando por Poção. Depois segue para Orobó e Ferreiros para fazer entregas ao lado dos prefeitos Chaparral e Bruno Japhet.

RÁPIDAS

REAÇÃO – O deputado Marco Aurélio Meu Amigo esteve reunido com o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelis. Na pauta do encontro, as estratégias do partido em Pernambuco mirando as eleições municipais.

REFORMA… – O clima entre os senadores é para a reinclusão dos Estados e Municípios na Reforma da Previdência. Para líder do Governo, a Casa Alta entrega o texto revisado em 45 dias. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia colocou na conta dos governadores a ausência dos Estados e Municípios no projeto votado na Câmara.

….RESISTÊNCIA – Com a Reforma da Previdência a caminho do Senado, o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), prometeu ser uma das vozes da ‘resistências’ contra o texto.

PINGA-FOGO: Paulo Câmara vai se meter diretamente nesse processo de Carreras?

Elielson Lima 17 jul 2019 - 0:08m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade – Olinda

Publicidade – Alepe

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog