PCR – Recife Virado
Governo – Emprego
Jaboatão – Anti-rábica
Coluna Coluna da quinta: As contas da Oposição no Recife

Coluna da quinta: As contas da Oposição no Recife

Publicado em: 04/07/2019 - 0:06m

Diante da pré-campanha exitosa de João Campos e os números do momento serem favoráveis para o socialista, a Oposição faz algumas contas para tentar viabilizar uma candidatura ou candidaturas que estabeleça um cenário competitivo.

A primeira conta, é que o deputado Túlio Gadelha (PDT), caso viabilize mesmo sua postulação seja a grande peça do jogo para desidratar a candidatura oficial. Primeiro por ser do campo da esquerda, depois por ser jovem – como João -, sabe comunicar, tem mídia espontânea, além de ter a benção dos Gomes e da executiva nacional de sua legenda. Ele pode se transformar na ‘Marília Arraes’ de João. Sem esquecer que ter Ciro Gomes no palanque contrário não é coisa boa pra ninguém!

O segundo ator que não pode ser descartado é o deputado Daniel Coelho, mesmo já colecionando duas derrotas majoritárias na capital, ele hoje é o nome que pode unir a antiga coligação que esteve com Armando Monteiro em 18, o gesto de não pleitear a majoritária no ano passado deu gás para falar mais alto. Se ele manter os votos nas reformas do Governo conseguirá naturalmente atrair os votos bolsnaristas. Ultimamente ele vem arregimentando voto tradicional recifense que tinha no passado muita incredulidade nele pelo fator idade – hoje principal calcanhar de Aquiles do filho de Eduardo.

Mais um nome que aparece na cena é do também deputado, André Ferreira, além de presidir o PSC, ele foi vereador do Recife e o terceiro deputado federal mais votado de Pernambuco com 175.834 votos. Nos pleitos da capital de 2008 e 2012, quando candidato a vereador, foi o mais votado com 15.117e 15.774 respectivamente. Pesa sobre ele também a boa avaliação do seu irmão, Anderson Ferreira, na cidade de Jaboatão.

Para finalizar, o ex-ministro Mendonça Filho também deve ser considerado – mesmo que nas pesquisas internas que rodam por aí ele não decole -, mas acabou de sair das urnas também e tem liga com a cidade. O deputado Marco Aurélio ainda permanece no pleito e representa o voto da ala mais a extrema direita. Enquanto Raul Henry também entra nesse cenário com a força do MDB e o eventual apoio dos Coelhos.

Mas para fechar as contas, alguns apoios serão como peso de ouro, a exemplo do presidente Bolsonaro. As contas da Oposição não é tão simples, Túlio tem que ficar no páreo e provocar uma unidade no nome mais bem posto da direita, pela curva natural que vive o País. E depois tentar viabilizar nos palanques de segundo turno nomes de peso como o do deputado Sílvio Costa Filho, que também tem seu nome sondado, porém parece preferir se resguardar para 22.

DESCARTADO? – Mesmo pontuando bem nas pesquisas, o nome da deputada Marília Arraes (PT) é peça fora do baralho na disputa no Recife. Falam em uma saída dela para o PTB, porém o sonho dela mesmo é o Palácio do Campo das Princesas.

SURPRESA – Corre nos bastidores que há uma grande possibilidade do prefeito de Belarmino Vasquez (PR), antecipe sua saída da Prefeitura de Tracunhaém para disputar a eleição em Carpina no próximo ano. Essa movimentação é vista como uma grande surpresa da semana.

APOSTA – O presidente do PSC de Pernambuco, deputado André Ferreira está muito entusiasmado para colocar a candidatura de Diogo Prado à prefeito de Carpina. Prado é o primeiro suplente de deputado da sigla. 

JUDICIALIZANDO – A deputada Priscila Krause (DEM) anunciou que vai judicializar o processo de revisão tarifária da Compesa que está em tramitação na ARPE (Agência de Regulação de Pernambuco), por ter identificado uma série de irregularidades.

RÁPIDAS

CPI – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), instalou ontem em sessão conjunta do Congresso Nacional uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar a divulgação de “fake news”.Ela será composta por 15 senadores e 15 deputados federais.

BALANÇO – A prefeita Nadegi Queiroz convocou uma coletiva de imprensa para esta quinta com o objetivo de prestar contas do primeiros 12 dias no comando da Prefeitura de Camaragibe. A entrevista está marcada para às 10h.

APROVADÍSSIMO – Segundo pesquisa promovida pela EMBRATUR, o São João de Petrolina foi aprovado por 98% dos frequentadores. A pesquisa calcula que R$ 228 milhões circularam na economia do município. Esses dados foi apresentado pelo prefeito Miguel Coelho em coletiva.

RODÍZIO – Já está certo que nessa eleição Raul Henry continua no comando do MDB de Pernambuco e na próxima o senador Fernando Bezerra Coelho assuma a legenda preparando o pleito estadual. O MDB faz convenção no próximo sábado, no Recife.

PINGA-FOGO: Qual será a proposta da Previdência para Pernambuco?

Elielson Lima 04 jul 2019 - 0:06m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog