Gov – Plano de retomada
Novo Jaboatão
Pcr – novo modelo
Copergás
Agenda Secretário participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Secretário participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Publicado em: 04/08/2019 - 21:17m

 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, participa neste domingo (04/08), em Brasília (DF), da abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Pernambuco contará com uma comitiva composta por 124 delegados, eleitos na 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES). O grupo levará para debate na programação nacional as 24 propostas de políticas públicas de saúde aprovadas durante a etapa estadual, ocorrida em maio no Centro de Convenções de Olinda. Com o tema “Democracia e Saúde”, a 16ª CNS acontecerá até a próxima quarta-feira (07/08), no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, e reunirá mais de cinco mil representantes da sociedade civil, trabalhadores e gestores da área de saúde de todo o País.

 

“O que nos une aqui é a defesa da maior política de inclusão do nosso país, que é o Sistema Único de Saúde. A Conferência é um espaço de crucial importância na participação social do SUS. A delegação pernambucana está vigilante para o respeito à democracia e as garantias constitucionais de direito à saúde e a defesa integral do sistema público de Saúde. Nosso desejo é que estes dias sejam de proposição de idéias e de realização de debates e propostas para evolução e construção de avanços para o SUS em nosso país.”, ressaltou André Longo.

  

Conferência – As conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos, reunindo profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS para traçarem as diretrizes e ações que deverão ser desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios. A 16ª CNS, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde, vai reunir participantes de todos os estados do Brasil, se constituindo no principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de Saúde no país. Os conferencistas foram eleitos em mais de três mil etapas municipais, 27 etapas estaduais e distrital, além de conferências livres.

 

A proposta temática da 16ª Conferência é um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada um marco na história das conferências e para a saúde pública no Brasil. Foi a primeira conferência de saúde aberta à sociedade. O relatório final do evento serviu de base para o capítulo sobre a Saúde na Constituição Federal de 1988, resultando a criação do SUS.

Elielson Lima 04 ago 2019 - 21:17m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog