PCR – Cred Pop
Jaboatão – Aniversário
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Coluna Coluna da quinta: O cenário eleitoral do Litoral Norte de PE

Coluna da quinta: O cenário eleitoral do Litoral Norte de PE


Mais uma vez pelo licença a você – caro leitor- para dar continuidade a série de explanações dos possíveis cenários eleitorais para 2020 por região do Estado. Hoje, chegamos ao Litoral Norte do Estado, mesmo com atraso, porque havia prometido publicar ontem, mas chegou! Segue as principais cidades:

Paulista – O prefeito Júnior Matuto já trabalha fortemente para emplacar seu sucessor, Francisco Padilha, seu chefe de Gabinete, que já está em campanha a todo vapor. A Oposição terá o ex- Prefeito Yves Ribeiro que deve trocar o ninho socialista para o ingressar no MDB. Quem também deve entrar na briga pela Prefeitura de de Paulista são os ex-deputados Ramos e Sergio Leite e o ex-orefeito Nena Cabral, Felipe do Veneza e um candidato do PSL que ainda não definiram o nome.

Goiana – Atualmente vive uma incerteza enorme. O prefeito eleito em 2016 da tradicional familia Rabelo, Osvaldinho Rabelo está afastado por problemas de saúde, mesmo assim só obteve em seu mandato problemas até com sua base. Enqaunto isso, o prefeito interino Eduardo Onorio, possível candidato de Osvaldinho se caso não for para reeleição, terá muitas dificuldades pois ambos tem perfis muito parecidos. Pelo lado da oposição aparece inúmeros nomes com o do Ex-Prefeito Edval Soares, vereadores, Carlinhos Viergas Júnior e Quinho Fenelon, Menezes e agora a novidade, a secretária de Saúde de Igarassu Patrícia Amelia que tem a benção do prefeito Mário Ricardo. O ex-procurador geral do MPPE, Dr Aguinaldo Fenelon também se preparar para entrar na disputa. Um outro nome que vem sendo novidade na cidade e correndo por fora é do empresário Walter da ETP.

Araçoiaba – Prefeito Joamy hoje está com a cabeça voltada para apoiar seu secretário Djailson Correira para ser seu sucessor. Com isso, abriu margem para que seu vice, Dr Fernando Augusto, venha pela Oposição. O nome mais forte da oposição é o do ex-prefeito Jogle Uchôa que nas primeiras pesquisas sai na frente.

Itapissuma – O Prefeito José de Irmã Teca (PSD) está muito bem avaliado, consequentemente segue firme para reeleição no ano quem vem sem dificuldades. Já oposição correndo por fora tenta construir um único nome para disputar. Eles estão trabalhando dois nome: o ex-prefeito Clovis e o vereador Lukinha ou o ex-vereador e ex-vice Prefeito Carlos Pereira que ficou em terceiro lugar na última eleição.

Ilha de Itamaracá – O Prefeito Mosar Tato terá que quebra o tabu e tentar ser o primeiro prefeito a se reeleger na Ilha. Segundo terá mais dificuldades na sua base, após romper com seu vice-prefeito George Baía e abrir espaços para outros saírem mesmo assim terá apoio de uma significativa parte dos vereadores e do Deputado Guilherme Uchoa Jr, que tem tradição na região. Pelo lado da Oposição o nome que várias lideranças desejariam era o do ex-prefeito de Itapussuma, Cal Volia. Ele ainda não decidiu seu futuro. O atual vice-prefeito George Baía e o ex-Prefeito Paulo Batistae do vereador Paulo Galvão também estão no páreo. A Ilha terá uma disputa bastante embolada caso se confirme esses nomes mais.

Abreu e Lima – Prefeito Pastor Marcos José tem tido muita dor de cabeça para escalar seu sucessor ainda mais com sua avaliação baixa demais. Na linha sucessória do governo tem dois nomes a secretária de finanças Cristiane Monetae o Presidente e vereador Murilo do Povo. Pelo lado da oposição dois nomes forte e da mesma família dos Gadelhas. Primeiro Katiane Gadelha que perdeu em 2016 por menos de 115 votos e outro pré-candidato e seu primo e ex-prefeito do município, Flávio Gadelha. Em Abreu e Lima diaputa será muito acirrada. I

Igarassu – Prefeito Mário Ricardo bem avaliado está tranquilo para escolher seu sucessor na linha natural tem atual vice-Prefeita Elcione Ramos, ainda existe na manga três nomes: os secretários Eric Lima e Henrique Perito e por fora o vereador e líder do governo Maguila. A Oposição pelo menos três nomes estarão na disputa. O vereador e presidente da Câmara, Ademar de Barros; Jurandir Filho (MDB), conhecido por Joca da Facig e Ernandes Bob Esponja do PSL.

Amanhã voltaremos com nossa coluna tradicional com os principais fatos da nossa política.

Elielson Lima 31 out 2019 - 0:00m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade – Olinda

Publicidade – Alepe

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog