PCR – Cred Pop
Jaboatão – Aniversário
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
De olho em 2020 João Campos faz balanço do mandato no centro do Recife

João Campos faz balanço do mandato no centro do Recife


A última caminhada do deputado federal João Campos (PSB-PE) antes do Natal ocorreu no centro do Recife, no bairro de São José. A passagem pelo local tem um peso simbólico, já que foi por lá que João também cumpriu a sua última caminhada na eleição de 2018 e, além disso, ainda em dezembro do ano passado, esteve presente para agradecer às pessoas pela votação obtida. À época, a iniciativa levou o nome de Rota da Gratidão.

“Volto a São José e ao centro do Recife não só para agradecer pelo apoio que sempre tive, mas para desejar Feliz Natal e Ano Novo e, principalmente, mostrar o que estou fazendo na Câmara dos Deputados”, destacou o parlamentar, explicando que é importante prestar contas do mandato que lhe foi confiado pelo povo.

João foi eleito com 460.387 votos, a maior votação da história de Pernambuco e a maior votação no pleito daquele ano entre deputados federais no Recife (70.864). “Só com muito trabalhou eu vou agradecer o voto de confiança que recebi”, frisou.

Entre as ações do seu mandato popular, estão a CPI do Óleo (onde ele arregimentou o apoio de 267 parlamentares para a criação da comissão e hoje é o relator), a vice-coordenadoria da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do Ministério da Educação (enquanto sub-relator, fez uma avaliação e proposição sobre a Educação Superior e Pesquisa no Brasil) e a apresentação da emenda que alterou a LDO para evitar cortes no orçamento da Ciência e Tecnologia, assegurando o uso de R$ 3,1 bilhões em recursos que poderiam ser contingenciados ou bloqueados.

Outro destaque do mandato é a participação na Agenda para o Desenvolvimento Social. Em conjunto com um grupo de deputados, João protocolou uma proposta para constitucionalização e ampliação do Bolsa Família com a inclusão de mais 3 milhões de crianças, além de coordenar a elaboração de um projeto de inclusão produtiva, com a meta de preencher 500 mil vagas ociosas para jovens através da Lei do Aprendiz.

INOVAÇÃO

O deputado também foi questionado pelas pessoas sobre ações que representem mudança na forma de atuação política e mostrou as inovações que ocorreram durante a legislatura. “Fui o primeiro deputado federal do Nordeste a fazer seleção pública para preencher vagas em meu gabinete e fui o primeiro deputado federal de Pernambuco a abrir parte de minhas emendas parlamentares para votação popular, entre outras ações de qualificação do mandato com instituições respeitadas nacionalmente como o Insper, a RAPS e até a Universidade de Cambridge através de um programa chamado Shaping Horizons”, afirmou.

BOA POLÍTICA

Em relação a despesas públicas, João é o penúltimo entre os deputados federais na lista dos gastos com verba de gabinete e cota parlamentar. Ele também abriu mão da aposentadoria especial a que os parlamentares têm direito e entrou no regime geral de previdência do INSS. O socialista conclui o ano com 144 proposições legislativas apresentadas, além de 18 relatorias e presença em 17 comissões, sendo titular em 8 delas.

Elielson Lima 23 dez 2019 - 17:07m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade – Olinda

Publicidade – Alepe

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog