PCR – Cred Pop
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Jaboatão – Aniversário
Coluna Coluna do sábado | O carnaval servirá de termômetro para muitas candidaturas

Coluna do sábado | O carnaval servirá de termômetro para muitas candidaturas


Este fim de semana intensificam-se as prévias carnavalescas e o período de Momo esquenta as ruas de muitas cidades em Pernambuco, servindo como start para muitas candidaturas que usam desse período para colocar de vez seu bloco na rua, literalmente.

Tradicionalmente o carnaval é usado para aferir o “calor eleitoral” dos candidatos, como um test drive. Sobretudo nas cidades em que o carnaval é movimentado como Paudalho, Nazaré, Bezerros, Olinda e Recife. Quem pretende disputar o pleito nesses municípios tem o primeiro dever de casa pra fazer. Aparecer bem sem se vestir de candidato ainda, porque o povo não gosta de misturar as coisas.

Precisamente em Olinda, o prefeito Lupércio tem a maior missão entre os candidatos e terá que suar a camisa para fazer seu melhor carnaval, porque o olindense gosta de aferir a gestão pelo tamanho da festa. Já no Recife, a chance é mostrar a que veio, seja quem for o candidato.

Já no interior, o ritmo é mais pegado, tem que exibir volume e qualidade, caso contrário terá queimado a largada. Por exemplo, em Paudalho se um postulante queimar um dos tradicionais bailes do Lenhadores ou Estrela será falado o ano inteiro. São essas particularidades que formam o desenho de uma eleição que parece que já começou.

DESAGRADANDO – Substituir Roberto Tavares no comando da Compesa não é tarefa fácil para ninguém. E Manuela Marinho não está conseguindo emplacar sua gestão na estatal. Vários servidores estão reclamando nos corredores e políticos andam chiando pela falta de tratamento e realizações. A exemplo da dificuldade da água do Litoral Norte e Sul, em pleno verão falta água nas cidades turísticas dessas regiões.

AMPLIANDO AS BASES – O deputado estadual Antônio Moraes (PP) sempre teve na Mata Norte seu start das eleições e vem ampliando suas bases fortemente. Hoje apoia a candidatura de Lula da Funerária em Itambé, e Lula Veículo ungido do prefeito Armando Pimentel em Camutanga. Em Buenos Aires, milita com o grupo do ex-prefeito Gislan; João Moraes, em Machados; e André Empreiteiro, em Aliança; Paquinha (Macaparana) e Marcone (São Vicente). Sem falar nos prefeitos que vão para a reeleição: Guiga (Vicência), Ulisses Felinto (Timbaúba) e Nino Nascimento (Nazaré da Mata).

NOME NO PÁREO – Pré-candidato do MDB à prefeitura de Goiana, na Região Metropolitana do Recife, Bruno Lisboa vem crescendo em popularidade no município e recebendo cada vez mais apoios. Sua base política já conta com vereadores, suplentes, lideranças comunitárias e, esta semana, recebeu o apoio declarado do deputado federal Raul Henry, que gravou vídeo tecendo vários elogios a Lisboa. A estratégia de comunicação está dando resultado.

RÁPIDAS

RELÂMPAGO – O publicitário Cláudio Cegonha não passou 10 dias no comando da Secretaria de Imprensa de Limoeiro. Será que colocaram espinhos na cadeira da comunicação da cidade? Antes disso, o comunicador Alexandre Borges não passou nem quinze dias.

LÍDER PELO PAÍS – O líder do PSC na Câmara, deputado André Ferreira participou do primeiro encontro regional do seu partido no Estado do Tocantins. O convite foi feito pelo deputado Osires Damaso. O governador do Rio, Wilson Witzel, e o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, também participaram do encontro.

ESTRATÉGIA – O ex-prefeito de Lagoa do Carro Tota Barreto está investindo pesado na comunicação. Ele vem fazendo uma série de aparições nas redes sociais numa espécie de balanço dos seus mandatos. Tota é tido como forte candidato na cidade.

PODCAST – A repercussão do episódio desta semana do Cuscuz com Política está muito grande. A presença do jornalista Evaldo Costa só engradeceu o semanário no debate dos grandes duelos eleitorais. Aproveito para, em nome dos três titulares do podcast, agradecer a audiência do nosso cuscuz.

PINGA-FOGO: Bolsonaro vai mesmo colocar FBC na Casa Civil e Fernandinho vai voltar a comandar a pasta de Minas e Energia?

Elielson Lima 01 fev 2020 - 0:00m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade – Olinda

Publicidade – Alepe

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog