Governo PE – Máscara 2
Jaboatão – ONU
Opinião #Opinião Não há democracia sem imprensa livre

#Opinião Não há democracia sem imprensa livre


Não há democracia sem imprensa livre, que possa trazer luz aos fatos e mostrar os fatos.” O trecho foi extraído de um pronunciamento do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e infelizmente o que vimos no último dia 03/05, data em que se comemora o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, lamentavelmente, foi na contramão da reflexão do Ministro. As cenas dantescas de profissionais do jornalismo sendo agredidos pelos manifestantes, sob o olhar do Planalto, além das faixas bradando a volta do regime de exceção, e pedindo o fechamento do Parlamento e da Suprema Corte brasileira, todas essas pautas que afrontam o sentimento democrático e republicano da Carta Magna de 1988, demonstram o nível belicoso em que estamos vivendo.

​O Brasil já passou por momentos sombrios, durante 21 anos. Vivemos em uma Ditadura instaurada, sobre a pecha de conter um avanço comunista que nunca existiu. Passados mais 30 anos, vemos novamente o mesmo discurso, usado no passado por aqueles que viam no autoritarismo a forma de impor e fazer valer suas vontades.

​Precisamos ter a consciência de que no Brasilatual, não há espaço para autoritarismo e regime de exceção. Precisamos parar de negar o óbvio: existiu um regime militar que matou e cerceou direitos. E foi preciso que o outro lado lutasse para que tivéssemos a liberdade que temos hoje. Precisamos ter a noção de que a liberdade de expressão e manifestação, como direito fundamental, esculpida na CRFB/88, NÃO É UM CHEQUE EM BRANCO! QUE PERMITE DEFENDER A VOLTA DO REGIME MILIITAR, ATACAR A IMPRENSA E AS INSTITUIÇÕES, PROPAGANDO PAUTAS ANTIDEMOCRÁTICAS.

​Devemos exercer nossa liberdade de expressão e manifestação, dentro dos moldes e ideais de Democracia e do Estado democrático de direito. O período atual é tenso, porém, devemos acreditar que iremos atravessar esse momento difícil, e juntos, através do caminho do diálogo, da união e da democracia, encontrarmos a solução para pacificar essa Nação. Afinal: “Nada é tão maravilhoso que a arte de ser livre, mas nada é mais difícil de aprender a usar do que a liberdade.” (Tocqueville)

Paulista, 06 de maio de 2020,

Leandro Felix, advogado, Pós. Grad. direito eleitoral – Puc-Minas;

Elielson Lima 07 Maio 2020 - 8:04m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog