Copergás
Gov Plano de Retomada
Jaboatão – Nova Orla
Alepe Teresa Leitão solicita ao governador que corrija critério de seleção simplificada para professores

Teresa Leitão solicita ao governador que corrija critério de seleção simplificada para professores

Publicado em: 29/05/2020 - 14:10m

Na reunião plenária desta quinta-feira (28), a deputada estadual Teresa Leitão (PT) solicitou ao Governador Paulo Câmara que reveja os critérios da seleção simplificada para 2.938 professores nas áreas de educação profissional, educação básica e outros projetos educacionais em Pernambuco.

Isso porque dezenas de professores e professoras estão sendo prejudicados, segundo Teresa, por critérios de seleção que não têm relação com a profissão de magistério ou que estão sendo exigidos em desacordo com o edital de convocação, a exemplo das exigências de comprovação de endereço e de registros em conselhos profissionais.

“No texto do edital, é dito que, ‘preferencialmente’, são esses os documentos a serem apresentados. Se é uma preferência, não pode ser obrigatório. Mas temos vários professores que enfrentaram dificuldades”, explicou. “Isso está fazendo com que a pontuação de muitos desses professores seja rebaixada, inviabilizando a classificação”, disse Teresa.

Teresa critica duramente a exigência de registros em conselho profissional. “Há uma briga grande em relação ao tema, por pressão de alguns conselhos profissionais. A profissão do magistério não é regulada por conselhos profissionais. A profissão já é muito regulada, tanto pela Lei de Diretrizes e Bases como pela legislação estadual. Não cabe a exigência desse registro”, diz.

Para a parlamentar, nesta época de isolamento social e suspensão do calendário escolar, novos profissionais serão necessários para enfrentar as dificuldades do pós-pandemia.

“Para ser professor temporário é preciso amar muito essa profissão. Essas pessoas estão passando por constrangimentos desnecessários. Espero que esse meu apelo chegue ao governador Paulo Câmara para que possamos rever esses critérios e possamos complementar o quadro da educação com esses profissionais”, concluiu Teresa Leitão.

Elielson Lima 29 maio 2020 - 14:10m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade _ Petrolina

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog