Governo – Pandemia não acabou
Coluna Coluna da segunda | Distanciamento do PSB com o PT ajuda Marília preservar candidatura no Recife mesmo a contragosto

Coluna da segunda | Distanciamento do PSB com o PT ajuda Marília preservar candidatura no Recife mesmo a contragosto


Mesmo sem um nome para disputar a presidência da República em 2022, o PSB – através do seu presidente Carlos Siqueira -, declarou que chegou a hora do Partido dos Trabalhadores começar a pensar apoiar um “dos seus aliados históricos”, incluindo o PSB entre eles. Fez referência que os partidos de esquerda aderiram sempre a um nome escolhido pelo ex-presidente Lula e pelo PT.

Esse recado e alto e bom tom fez ecoar na capital pernambucana, isso porque o PT municipal e estadual prega a manutenção da aliança com o PSB visando a preservação dos espaços conquistados no Governo e na PCR. Mas, com as declarações de Siqueira o PT nacional que já sinalizou para a postulação de Marília Arraes deverá utilizar das palavras do líder socialista e colocar de vez o time na rua para pedir pela neta de Arraes.

Hoje, a executiva municipal anulará a decisão da nacional para ter candidatura própria nas capitais, inclusive no Recife. Liderados pelo senador Humberto Costa grande parte dos dirigentes locais não aceitaram até agora o nome de Marília. Mas com o posicionamento do PSB eles perderam o argumento de manter aliança!

APOIO VELADO – O que falam é que os petistas farão o mesmo que o PDT fez em 2018, mesmo com candidatura própria não largarão o osso dos cargos que ocupam tanto na esfera estadual quanto no Recife. Uma estratégia para minar Marília mesmo ela sendo candidata.

OPOSIÇÃO À VISTA – Depois de flertar mais de um ano com o presidente Bolsonaro, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo lançou uma nota, ontem, declarando que os tucanos deverão engrossar o caldo da Oposição. Essa declaração muda na geopolítica de muitas eleições Brasil afora, sobretudo em São Paulo.

SEMANA DECISIVA – Em entrevista, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que esta semana um grupo de deputados, senadores e representantes do TSE se reunirão com médicos e cientistas para avaliar o impacto da pandemia no calendário eleitoral e concretizar ou não o adiamento das eleições.

RÁPIDAS

AGLUTINOU – Pré-candidato a prefeito de Nazaré, Rostand Negromonte (MDB), conseguiu aglutinar grande parte do grupo que seguia Zé Maurício, que faleceu mês passado e era também pré-candidato. Com isso, o ex-vereador Rostand ganha mais fôlego na disputa que ainda parece ser polarizada entre Nino e Nado.

PLANO B – Manutenção da inelegibilidade do deputado Tony Gel pelo TJPE, colocar o nome do seu filho Tonynho Rodrigues de volta a cena política em Caruaru, no Agreste. Ele poderá ser o plano B do grupo para disputar a Prefeitura da terra do Forró ou uma composição com o grupo dos Queiroz.

REPERCUSSÃO – A live com o prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PDT), na última sexta-feira causou uma repercussão grande nos bastidores da política em nível de Estado. Isso poderá lhe render um movimentação estratégica em sua pré-campanha.

PINGA-FOGO: Bruno Araújo lançará seu nome para disputar a Prefeitura do Recife?

Elielson Lima 15 jun 2020 - 0:11m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog