Governo de Pernambuco – Use máscara 1
Opinião Opinião | Bom Jesus, reconhecimento e cuidado, por Jarbas Vasconcelos

Opinião | Bom Jesus, reconhecimento e cuidado, por Jarbas Vasconcelos


Por Jarbas Vasconcelos*

De trilha à rua, Bom Jesus bem que poderia ser chamada de avenida. Sim, avenida, afinal é o logradouro público que melhor retrata a beleza histórica do Recife. Já foi chamada de Rua do Bode, dos Judeus, da Cruz, chegando a 1870 quando foi abençoada com o nome de Bom Jesus. Seus ciclos nas quadras temporais da cidade se confundem com muitas gerações nos seus quase quinhentos anos de fundação. O conjunto arquitetônico que forma seu sítio encanta por uma magia exuberante e ao mesmo tempo é guardada por ecos muito distantes.
Sempre fui um apaixonado pela ilha do Recife, tanto que quando Prefeito desenvolvi um grande esforço para revitalizar o bairro, em particular a rua em que está a primeira Sinagoga das Américas (Karal Zur Israel). Tratamos da recuperação dos prédios e casarios formados a partir da Praça Artur Oscar – conhecida como do arsenal da marinha, projetada por Roberto Burle Marx. Buscamos parceria com restaurantes, bares e comerciantes para rejuvenescer a frequência do lugar, recuperando não apenas a história, mas a alegria e o movimento com a presença de jovens, famílias e turistas.
Alguns anos depois, como Governador, contribui para implantação no Bairro do Recife do “Porto Digital” e embarcamos todos em um caminho sem volta onde a tecnologia encontrou um ambiente próspero de virtudes e conhecimentos e rejuvenesceu o espaço em que a cidade nasceu. Todo esse trabalho foi fruto do esforço de uma equipe que auxiliou de forma decisiva para revitalização desse espaço, dos parceiros privados que acreditaram em nosso projeto e do povo do Recife que sabe cultuar suas memórias.
O reconhecimento que a Bom Jesus teve neste mês, ao ser eleita a terceira rua mais bonita do mundo (única do Brasil) pela renomada publicação norte americana Archietectural Digest é justo e nos enche de orgulho. Mas também nos lembra da necessidade de preservação e do cuidado constante. Cuidar do passado e da história é cuidar do nosso futuro.

*Senador por Pernambuco

Elielson Lima 21 jul 2020 - 9:55m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog