Governo – Pandemia não acabou
Compesa
Coluna Coluna da terça | Pesquisa divulgada pelos Democratas aqueceu o cenário eleitoral do Recife

Coluna da terça | Pesquisa divulgada pelos Democratas aqueceu o cenário eleitoral do Recife


Diante dos novos números da corrida eleitoral do Recife, através da pesquisa encomendada à Conectar pelo Democratas Nacional, várias coisas saltaram aos olhos. Vamos por partes!

Pela primeira vez o candidato João Campos (PSB) aparece na frente dos demais concorrentes. Mesmo tecnicamente empatados, o herdeiro de Eduardo Campos apresenta uma alta foi bastante comemorado pelos socialistas. Chegaram até a dizer que foi o presente de aniversário para Eduardo, ontem, se tivesse vivo o ex-governador completaria 55 anos.

Depois, mostra que seja Daniel Coelho (Cidadania) seja Mendonça Filho (DEM) a Oposição está bem servida, porque ambos estão tecnicamente iguais tanto na intenção de votos quanto na rejeição, fator que por sinal o democrata conseguiu diminuir.

Quem não deve ter gostado muito foram as candidatas Marília Arraes (PT) e Patrícia Domingos (Podemos), que na última rodada de pesquisa lideraram e agora apareceram atrás em quarto e quinto lugar respectivamente. Mesmo os números apontando que qualquer um dos cinco candidatos pode estar liderando.

Por fim, o fator conhecimento concede a Mendonça e Daniel praticamente um teto, um recall das últimas eleições e as inserções na mídia. Os demais candidatos ainda tem para onde crescer, sobretudo Patrícia Domingos. Em resumo, a eleição do Recife ainda estar longe de ter o desenho real, haja vista que haverão decisões na Oposição na escolha do candidato e na permanência ou não de Feitosa no páreo.

CHIOU E BATEU – Entre todos os candidatos quem não gostou dos números da pesquisa foi o agora oficializado na disputa, Marco Aurélio (PRTB). Durante lançamento de sua candidatura, ele chamou Mendonça Filho de “elitistas e frouxo”. A declaração causou um verdadeiro rebuliço. Bancada do DEM rebateu e teve até tréplica do presidente estadual do PRTB.

BOA AVALIAÇÃO – Enquanto muitos batem forte na gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB), os números da pesquisa Conectar apresentou uma gestão forte e dentro da normalidade de aprovação. Mesmo no segundo mandato, Geraldo não estar inviável como muitos pregam e isso poderá ser fundamental na campanha de João Campos. Uma gestão forte produz fortes candidatos.

BOLSONARISTA – Entre os nomes postos, Mendonça Filho (DEM) é o que tem mais associação com a imagem do presidente Bolsonaro. Isso talvez seja fruto do seu posicionamento na eleição de 2018 quando declarou voto e fez até campanha de segundo turno para o atual chefe do executivo nacional. O diferencial desta sondagem para as outras já divulgadas é que esta foi a campo (face a face) e não por telefone. Isso se aproxima mais da realidade.

RÁPIDAS

DE VOLTA – Após quase um mês fora do comando da Prefeitura do Paulista, Júnior Matuto é empossado de novo no cargo e faz um discurso mais brando, mas não deixou de alfinetar a Oposição.

APOIO – Como antecipamos, ontem, os membros do diretório do MDB-PE se reúnem para anunciar a manutenção do partido na Frente Popular. Esse aceno poderá colocar emedebistas no radar da vice de João Campos. Nomes como Fernando Duere e até o próprio Raul Henry são lembrados.

PINGA-FOGO: Paulo Rubem vai aceitar quando que o PSOL vai ficar com Marília Arraes?

Elielson Lima 11 ago 2020 - 0:16m

Comentários

Compesa

Pesquisar

Publicidade

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog