Governo de Pernambuco – Use máscara 1
PCR – COVID
Coluna Coluna da sexta |Nova pesquisa confirma acirramento na eleição de Carpina

Coluna da sexta |Nova pesquisa confirma acirramento na eleição de Carpina


Duas pesquisas na rua com oito dias de intervalo de uma para outra, semana passada a Naipes e hoje Ipespe, revelam a mesma coisa: a eleição de Carpina está em aberto e não existe favorito. Vencerá o pleito quem errar menos e propor mais durante o período de campanha.

Um outro fator que ficou visível nas duas amostragens é que os dois candidatos que lideram as pesquisas praticamente chegaram ao teto da intenção de votos. Tem um eleitor sólido e que dificilmente migrará para o lado contrário, sobretudo nesta eleição atípica onde não existe volume de campanha para impressionar. O que poderá ser a peça-chave são os indecisos e esses são os mais difíceis de conquistar.

Fica também claro que a polarização entre Botafogo e Lapa não foi quebrada pelo terceiro ou até quarto nome posto no páreo. O outro fator interessante é que a gestão tem uma aprovação boa, mas faltou comunicação para vincular isso a imagem do prefeito.

Por fim, como já escrevemos na semana passada, a principal cidade da Mata Norte terá – segundo os números da Naípes e agora Ipespe – a eleição mais disputada da história. Alea jacta est (a sorte está lançada).

SOMANDO (Parte 1) – Com a adesão do Progressistas, o pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB), agora soma 9 partidos para sua frente formado pelo Republicanos, MDB, PSD, PCdoB, Avante, PROS, Solidariedade, PV e agora PP. No somatório das siglas ele terá o maior tempo de guia na Rádio e TV, além de mais inserções. Isso é importante porque seu principal eleitor se informa pelos meio convencionais.

SOMANDO (Parte 2) – João Campos ainda pode somar o apoio de um décimo partido, a Rede Sustentabilidade não sabe se vai de Marília ou fica mesmo com João. A confusão ficou após a retirada do nome do deputado Túlio Gadelha (PDT) do páreo. Uma fonte revelou que a tendência será retornar à Frente Popular.

BAIXA – O vereador Pedrinho da Ambulância anunciou o desembarque do grupo do prefeito Botafogo e aderiu à campanha de Joaquim Lapa. Com essa movimentação ele se reaproxima do pai, o ex-presidente da Câmara Edilson da Ambulância e retoma a unidade com seu principal mentor político.

ROMPEU – Após não ter sido confirmado como candidato a vice de Cassiano em Condado, o vereador Samuel Andrade gravou um vídeo e anunciou que está fora do grupo. Ele ainda ressaltou sua articulação para ajudar a gestão desde seu início.

RÁPIDAS

RESPOSTA – Em contato com a Coluna, o prefeito de Ferreiros Bruno Japhet disse que fez várias pesquisas nos últimos meses e seu nome “lidera com folga em todos os cenários”, contrariando o que foi publicado aqui ontem.

PÉ NA ESTRADA – O deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior vem com uma agenda intensa desde que iniciou o período das convenções. Ontem, ele esteve em Paulista para prestigiar o aniversário de Yves Ribeiro, foi à Altinho, Agrestina e Primavera.

FIM DO MISTÉRIO – Como antecipamos aqui, o prefeito Botafogo confirmou a manutenção de Marcelo Pascoal (PSDB) na sua chapa. O vice-prefeito trabalhou bem seu nome enquanto comandava a subprefeitura do Bairro Santo Antônio.

PINGA-FOGO: Túlio Gadelha aceitaria ser vice de João Campos?

Elielson Lima 11 set 2020 - 0:01m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog