Governo de Pernambuco – ARBOVIROSES 2021 (COVID)
PCR – volta as aulas
Jaboatão – Nova Orla
Campanha João Campos firma compromisso com políticas públicas para primeira infância e adolescência

João Campos firma compromisso com políticas públicas para primeira infância e adolescência

Publicado em: 30/10/2020 - 21:09m

Na manhã desta sexta-feira, candidato assinou três cartas de instituições que defendem os direitos de crianças e adolescentes

O compromisso com o fortalecimento de políticas públicas para primeira infância e adolescência  foi refirmado pelo candidato a prefeito pela Frente Popular do Recife, deputado federal João Campos (PSB), nesta sexta-feira (30). Durante encontro com representantes do Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional (Forap) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), João Campos assinou três cartas compromisso das entidades e também da Rede Estadual de Primeira Infância e  (REPI-PE), reforçando sua preocupação com a área. 

No encontro, João debate as propostas dos representantes, que também apresentaram um panorama da temática na cidade, destacando a importância dele firmar o compromisso com a primeira infância e adolescência, sobretudo na aprendizagem. “Eu não assinaria algo que tivesse discordância. Tenho a convicção que precisamos, sim, fortalecer a primeira infância e essa não pode ser uma pauta do futuro. Precisamos tratar disso agora para que a gente possa garantir o futuro dessas gerações. E a Prefeitura sozinha não consegue fazer. Temos que criar parcerias que garantam esses avanços”, declarou. 

Para reafirmar seu compromisso, João citou propostas que vão fortalecer a primeira infância durante a sua gestão. Entre elas, a duplicação do número de vagas em creches na rede municipal, a garantia de uma alfabetização adequada e a proposta de qualificar jovens para atuarem na área tecnológica da cidade. Também foi citada por João a propostas do Praças da Infância, que vai garantir atividades lúdicas, esportivas e terapias para crianças com deficiência. 

Entre as propostas apresentadas pelas entidades, destacam-se a adesão e apoio à implementação e à execução de programas de aprendizagem voltados à formação técnico-profissional de adolescentes e jovens, a partir dos 14 anos, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade ou risco social, além de garantir, na gestão municipal, a contratação de empresas que possuam em seus quadros a quantidade mínima de aprendizes.

Outros compromissos foram firmados com as entidades, como a garantia de orçamento para execução de políticas públicas para primeira infância, o respeito às deliberações dos Planos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, e que o modelo de desenvolvimento econômico seja colocado na direção do desenvolvimento humano, fazendo com que as políticas públicas (educação, saúde, assistência social, segurança, mobilidade, lazer, esporte, habitação, população em situação de rua, cultura, etc.), voltadas para a infância e adolescência, tenham prioridade.

Representante do Forap, Wildina Nascimento, destacou a importância do compromisso firmado por João na manhã desta sexta. “João ter assinado esses compromissos para a primeira infância reforça e reafirma o compromisso também com a juventude, com a adolescência, um compromisso que é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dessa população no Recife. Há um déficit muito grande desse link entre a formação técnica e o trabalho, e o compromisso com a aprendizagem profissional favorece o acesso ao que é muito caro para os jovens de hoje, que é trabalhar e ter uma qualificação”, destacou.

Elielson Lima 30 out 2020 - 21:09m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade _ Petrolina

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog