Governo – Pandemia não acabou
Polícia Vice-prefeito de Serrita e 3 PMs são presos em operação da PF

Vice-prefeito de Serrita e 3 PMs são presos em operação da PF


Na manhã de hoje (27), policiais militares e o vice-prefeito de Serrita, no sertão do Pernambuco, foram presos numa operação para combater garimpo ilegal, deflagrada pela PF (Polícia Federal) e pelo MPF (Ministério Público Federal). A ação, batizada de “Frígia”, cumpre 13 mandados de busca e apreensão, inclusive no endereço de um policial federal, e dez mandados de prisão preventiva, sendo dois contra policiais militares que atuavam diretamente na prática criminosa e contra o vice-prefeito de Serrita, Francisco Tadeu de Sá, que dava suporte ao esquema, segundo o MPF.

As medidas foram cumpridas em Serrita, São José do Belmonte, Igarassu, Juazeiro do Norte (CE) e Jardim (CE). De acordo com o MPF, as investigações indicaram que os investigados realizam desde a extração da pedra bruta in natura até a venda a receptadores no Recife e em Juazeiro do Norte. A extração dos minérios ocorria em terrenos públicos e particulares.

De acordo com a PF, a organização criminosa extraía minérios em terrenos públicos e particulares na Zona Rural de Verdejante, em Pernambuco, e, por fim, comercializava o ouro. O Ministério Público Federal, que também participou da operação, informou que os investigados realizavam desde a extração da pedra bruta in natura até a venda do produto a receptadores no Recife e em Juazeiro do Norte (CE).

O dinheiro da venda era usado com “aparência de legalidade”, segundo a polícia, com a compra de veículos e de outros atos que configuram lavagem de dinheiro. As investigações também constataram que alguns dos pagamentos pelos serviços feitos pelo garimpo eram realizados através de verbas da prefeitura de Serrita.

Juliany Santos 27 out 2020 - 10:38m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

 

Curta no Facebook

Arquivos do Blog