Cabo
Governo – Pandemia não acabou
Coluna Coluna da terça | As Matas Norte e Sul precisam resgatar a Agricultura plantada por Arraes

Coluna da terça | As Matas Norte e Sul precisam resgatar a Agricultura plantada por Arraes


Historicamente as regiões da Mata Norte e Sul pernambucana sempre sofreu influência da monocultura da cana-de-açúcar e na política teve seu apogeu sob a liderança do saudoso ex-governador Miguel Arraes de Alencar, sendo o primeiro governante a olhar para o homem do campo.

Em seus governos, Arraes idealizou e executou programas que mudou a vida de muita gente dessas regiões. Vaca na corda, Luz no Campo, Regularização fundiária e Chapéu de Palha são exemplos de ações que deram certo e são lembrados até hoje. Sendo esse último, o mais emblemático. O PSB atual precisa inaugurar novas práticas e essa região poderá ser o pontapé.

Essas duas regiões possuem juntas uma cadeia produtiva da agricultura familiar forte e que ainda é muito pouco explorada sofrendo, inclusive desde a morte de Manoel Santos, com a falta de representatividade na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Por fim, a economia dessas regiões precisam de mais incentivo em todos os aspectos. Cito o grito repetido inúmeras vezes por eles: “se o campo não planta, a cidade não janta”. E esse campo está órfão de pai, mãe e madrinha.

PONTOS PARA O DESENVOLVIMENTO – As regiões da Mata Sul e Norte precisam que sejam resolvidos alguns pontos. Primeiro, irrigação e abastecimento humano, depois a regularização da terra atrelada a assistência técnica e aração para preparar para plantio.

SONHADOR – Após emplacar a vice de João Campos, o PDT estadual se empolgou demais e o deputado federal Wolney Queiroz está querendo ser candidato a senador em 2022. Para emplacar seu nome ele terá primeiro que rodar o Estado e se fazer mais conhecido e com ações diretas nas cidades.

RÁPIDAS

HOMENAGEADOS – O governador Paulo Câmara e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros receberam a Medalha Comemorativa do Dia do Ministério Público de Pernambuco – Patrono Roberto Lyra.

DESENVOLVIMENTO – O prefeito eleito Vinícius Labanca (PSB) se reuniu com diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), Roberto Abreu e Lima. Essa iniciativa traz a cidade de volta a agenda do desenvolvimento.

PRESTÍGIO – O ex-vereador carpinense Charles Meira foi convidado pela ministra Ana Arraes para participar remotamente da sua posse na presidência do Tribunal de Contas da União, semana passada.

PINGA-FOGO: Quem será o presidente da Câmara de Vereadores do Recife?

Elielson Lima 15 dez 2020 - 0:00m

Comentários

Escola internacional Novo

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog