Campanha – Governo de PE – 130 mil empregos novo
Coronavírus Governo de Pernambuco intensifica ampliação da frota no transporte público

Governo de Pernambuco intensifica ampliação da frota no transporte público

Publicado em: 25/01/2021 - 21:17m

O Governo do Estado, por meio do Consórcio Grande Recife, está intensificando o investimento na ampliação da frota de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Grande Recife. Nestas duas próximas semanas, 100 novos veículos entram em operação em linhas de maior demanda. Posteriormente, será viabilizada uma ampliação dessa oferta em mais 155 veículos, totalizando 255 novos ônibus à disposição dos usuários do sistema.

O reforço teve início nesta segunda-feira (25) com ampliação de 50 veículos. A frota de 33 linhas da Região Metropolitana do Recife passou a contar com mais ônibus. Fazem parte dessa ampliação, linhas como 050 – PE-15/ Boa Viagem, 202 – Barro/ Macaxeira (Várzea), 861 – TI Xambá/ TI Joana Bezerra e 520 – Macaxeira/ Parnamirim (confira relação completa no final). Algumas dessas 33 linhas passarão a circular com 100% da frota. Os outros 50 entram em operação na semana que vem.

Essa ampliação da oferta do serviço resulta do acompanhamento que os técnicos fazem da operação e envolve esforço adicional de R$ 10 milhões de investimentos do estado, que já investiu mais de R$ 300 milhões, entre isenções, subsídios e investimentos em estações e terminais em 2020.

No último ano, entre outras ações, o governo sancionou lei que acabou com o prazo de validade dos créditos do VEM, ampliou a integração temporal, que já alcança 50% dos terminais integrados, criou o benefício do VEM Idoso, incentivou municípios a ampliar a malha de faixas azuis/exclusivas e ampliou o convênio com a SDS do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que garantirá o lançamento de mais de 2.500 policiais militares nos 10 principais terminais integrados do Grande Recife e na proteção das 44 estações de BRT. Mais recentemente, foram iniciadas as obras de requalificação que alcançarão, em sua primeira fase, 20 estações de BRT e seis terminais integrados. 

Ainda para o primeiro semestre deste ano, o governo pretende lançar a licitação de concessão da gestão dos terminais à iniciativa privada. A futura parceria tem como objeto a contratação de um parceiro privado para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos 26 Terminais Integrados e das 44 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados. Também já está em licitação a concessão que requalificará 1 mil abrigos e 2 mil totens na RMR e finalizado o chamamento público para a revisão da rede de transportes e sua nova licitação.

Elielson Lima 25 jan 2021 - 21:17m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog