GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
PCR – Conecta Recife
Jaboatão / Limpeza
Recife João Campos garante 100% da iluminação do Recife em LED

João Campos garante 100% da iluminação do Recife em LED

Publicado em: 13/01/2021 - 7:54m

Realizado pela Prefeitura do Recife, o programa Ilumina Recife avança pelos bairros da cidade e, desta vez, chegou na Macaxeira, na Zona Norte. Na noite destaterça-feira (12), o prefeito João Campos acompanhou as melhorias em três ruas do bairro e reforçou o compromisso de levar luz de LED, mais eficiente, econômica e sustentável, para toda a cidade. O programa que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura urbana e prevenção da violência na cidade já contempla mais de 84 mil pontos do total de 98.578 existentes, o que representa 85% da iluminação da cidade em LED.

“A gente está aqui no Alto do Buritiestamos vistoriando a troca da iluminação por luz de LED. Com isso, além da economia de energia, ilumina muito mais e tem uma durabilidade enorme. Vocês acompanharam e viram nosso compromisso de chegar a 100% da cidade iluminada com LED. Com isso a gente garante a segurança e o bem estar. Pude agora conversar com as pessoas e ver a diferença que é ter uma rua bem iluminada, uma rua segura. O que a gente está vendo aqui, a gente vai levar a 100% da cidade, e vamos iluminar todas as escadarias do Recife também”, disse o prefeito.


As vias do bairro da Macaxeira que foram beneficiadas nesta terça-feira foram rua José Carlos Novais da Mata Machado, com 16 pontos substituídos; a rua Sonia Maria Lopes Moraes, com 35 pontos; e a rua Manoel Lisboa de Moura, com 29 pontos. A tecnologia, LED representa inúmeras vantagens em relação à de vapor de sódio, tais como a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de luminárias de maior potência, maior resistência e proteção da luminária contra a penetração de partículas sólidas e líquidas, garantindo maior resistência dos efeitos das intempéries; e maior índice de reprodução de cores, o que significa dar mais visibilidade dos objetos na via. Além disso, os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficiente do que as luminárias vapor de sódio existentes; e permite que ao final de 50 mil horas de utilização ainda seja garantido pelo menos 70% do fluxo luminoso, inicial projetado.

“Cerca de 84 mil pontos já foram instalados na cidade como um todo, isso traz um benefício enorme em relação a redução de energia, ao consumo e consequentemente a redução de custos da conta de luz. Além disso, tem o benefício da redução dos casos de efeito estufa que afeta diretamente o meio ambiente. Isso faz com que as pessoas vivam mais o espaço público no período noturno”, explicou a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas.




Erica Palmeira, moradora na localidade há 32 anos, a mudança trouxe vários benefícios. “A rua está totalmente iluminada e trouxe bastante segurança pra gente aqui na comunidade, porque estes postes davam problema e ficava escuro, apagava e acendia, mas agora quando cheguei do trabalho já identifiquei que está bem claro, a iluminação está ótima. O sentimento é que estou muito feliz, muito feliz mesmo, porque vai trazer mais segurança pra gente”, disse.

Elielson Lima 13 jan 2021 - 7:54m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade

Publicidade – Petrolina

Publicidade

Arquivos do Blog