Governo – Pandemia não acabou
Cabo
Alepe Antonio Coelho cobra respeito à representatividade nos espaços de poder na Alepe

Antonio Coelho cobra respeito à representatividade nos espaços de poder na Alepe


O respeito à representatividade de todas as forças políticas e a importância da colegialidade para o Parlamento foram o foco (estiveram no centro) do discurso do deputado Antonio Coelho (DEM), líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, durante a instalação da terceira Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, nesta segunda (1º). Na avaliação do democrata, são temas relevantes para assegurar o pleno exercício da democracia.

Ao longo da sua explanação, referindo-se ao atual momento, em que a Casa se prepara para desenhar as configurações das comissões permanentes, o deputado ressaltou que o Poder Legislativo só consegue cumprir sua função deliberativa quando há um debate robusto, com uma oposição forte e devidamente representada nos espaços de poder.

“O desacordo, o debate, enquanto inconveniente, ele elucida. A gente só consegue avançar mais na busca da verdade quando se existem dúvidas. Um consenso forçado, embora conveniente, ele distorce a verdade e reduz o tamanho deste parlamento”, destacou o líder da Oposição, afirmando, em seguida, estar certo de que a Presidência da Casa junto com os demais membros da Mesa Diretora “vão conseguir manter as condições igualitárias para um justo trabalho democrático para os próximos dois anos”.

Antonio Coelho disse compreender a dificuldade em se traduzir a representatividade fielmente, uma vez que vários fatores precisam ser considerados, no entanto, ressaltou a importância do respeito à minoria. “Reitero aqui o meu espírito e a minha boa vontade em dialogar, inclusive, já mantive uma conversa bastante respeitosa com o líder do governo, mas quero expressar que, caso algum bloco parlamentar corra o risco de ser sobrerrepresentado, que isso ocorra com o bloco minoritário para que a gente possa garantir um debate vigoroso”, assinalou o parlamentar.

O democrata ainda aproveitou sua fala para renovar o espírito de solidariedade que marcou a atuação da bancada de oposição e de todo o parlamento na luta contra a pandemia do coronavírus.

Elielson Lima 01 fev 2021 - 20:31m

Comentários

Jaboatão

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Arquivos do Blog