Jaboatão / Limpeza
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Agenda Em São Paulo, João Campos discute programas para a educação do Recife com TerceiroSetor

Em São Paulo, João Campos discute programas para a educação do Recife com TerceiroSetor

Publicado em: 05/02/2021 - 15:41m

O prefeito João Campos está em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (5), onde se dedica a reuniões com representantes de instituições reconhecidas internacionalmente no âmbito da educação. O objetivo é buscar parcerias com o Terceiro Setor para implantar novos programas na área no Recife. Durante a manhã, os encontros aconteceram na Fundação Lemann, que viabiliza ações nas frentes de educação, gestão pública, e no apoio de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Além da Fundação Lemann, o prefeito debateu com representantes do Instituto Gesto, Instituto Natura e Instituto Península.

“Nós tivemos várias reuniões muito produtivas aqui durante a manhã. Conversamos com a Fundação Lemann, com o Instituto Natura, com o Instituto Península e com o Instituto Gesto. E a gente pode falar sobre parcerias na área de educação. Então, desde planejamento estratégico, pensando na alfabetização, formação docente, entendendo que a educação deve ser uma prioridade de uma sociedade como um todo, então o poder público poder conhecer referências no Brasil e no mundo e tomar a decisão política, de gestão, da busca de resultados na área de educação é algo que deve estar muito além do discurso, mas na prática da gestão, e assim que a gente vai fazer no Recife”, comentou o gestor municipal.

Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, a manhã foi extremamente proveitosa porque foram tratados temas estratégicos para a educação da cidade com instituições importantes. “Tratamos de programas estratégicos para o Recife na área de alfabetização, de formação de professores, de gestão mesmo. Fico muito feliz com esse alinhamento de visões que tivemos com as instituições, com a disposição das instituições de apoiar o projeto do Recife, especialmente acreditando no projeto do prefeito João Campo de fazer a educação do Recife avançar fortemente. Inclusive já saímos com encaminhamentos para consolidar o início desses trabalhos em parceria”, adiantou. 

No começo do dia, o prefeito solicitou o apoio do programa Formar, do Instituto Gesto e da Fundação Lemann, para elaboração do novo planejamento estratégico da Secretaria de Educação do Recife e apoio na implementação de plano para o ensino híbrido na rede. “Foi uma ótima reunião, é uma honra receber o secretário Fred e o prefeito João Campos aqui na Fundação Lemann, com outros parceiros como o Instituto Natura e Instituto Península. Muito legal poder ouvir diretamente deles o compromisso político que eles têm para fazer a aprendizagem melhorar em Recife. É uma coisa que nos anima muito, ver lideranças políticas tão comprometidas assim com a aprendizagem. A gente falou de quatro pautas: alfabetização; conectividade; ensino híbrido, nesse momento tão importante pós-pandemia; e também falamos de formação continuada. São pautas que a gente se anima muito de poder apoiar Recife a fazer mudanças nessas frentes. A gente já tem uma boa parceria com Recife e estamos animados de dar sequência e apoiar essa gestão para realmente fazer um grande impacto na vida dos alunos”, destacou Camila Pereira, diretora de educação da Fundação Lemann.


A pauta da segunda reunião do dia foi alfabetização. O prefeito discutiu a implementação de novo programa de alfabetização para a capital pernambucana, que teria o apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, além de apoio técnico a secretarias de educação e a suas escolas com foco na aprendizagem e alfabetização na idade certa.

Em seguida, João Campos debateu sobre carreira e formação continuada de professores com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e o Instituto Península. Um dos temas conversados foi o desenvolvimento de uma estratégia permanente de formação para a Escola de Formação de Professores do Recife. O Instituto Península é uma organização social fundada em 2010, que tem como foco a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Para a diretora executiva do Instituto Península Heloísa Morel, o encontro mostrou o compromisso da Secretaria, do prefeito e do secretário em relação ao desenvolvimento profissional dos docentes. “Vejo uma vontade muito grande de investir nesses profissionais para que a gente possa contribuir com a aprendizagem dos alunos. Eu saio daqui muito inspirada e muito otimista de que, sem dúvida, os alunos do Recife vão ter muito apoio desse governo para aprender mais, poder se desenvolver, e para poder alcançar e transformar os seus sonhos em realidade”, afirmou ela.

Por fim, com o Instituto Natura, o prefeito discutiu a possibilidade de apoio da organização nas pautas referentes a escolas em Tempo Integral para o Ensino Fundamental no município. “A reunião foi muito importante para a gente perceber o compromisso do prefeito e do secretário com os temas mais importantes da educação como alfabetização, formação continuada e ensino híbrido, e as instituições que participaram estão muito animadas para apoiar a secretaria de Educação e o município do Recife para avançar nos desafios da educação local”, disse David Saad, diretor presidente do Instituto Natura.

Fotos: Rodolfo Loepert/PCR

Elielson Lima 05 fev 2021 - 15:41m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade – Petrolina

Publicidade

Publicidade

Arquivos do Blog