Jaboatão – Habitacional
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Coluna Coluna da sexta | Mata Norte busca um novo líder que congregue a região

Coluna da sexta | Mata Norte busca um novo líder que congregue a região

Publicado em: 19/03/2021 - 0:13m

Longe de acontecer, mas se o Congresso Nacional aprovasse o voto distrital para a eleição do próximo ano, ou seja, sistema em que cada membro do parlamento é eleito individualmente nos limites geográficos de um distrito (região) pela maioria dos votos, a Mata Norte do Estado teria muita dificuldade para escolher um federal que reúna condições de fazer essa unidade.

Com mais de meio milhão de eleitores, a região que já produziu alguns governadores como Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco e Moura Cavalcanti está órfã de pai e mão no contexto político. Tradicionalmente a Frente Popular sempre obteve excelentes resultados nas 19 cidades que compõem o regional. Arraes e Eduardo Campos nunca esconderam a proximidade com os atores políticos locais.

Falta alguém que faça a micropolítica, que opine, reúne, sobretudo faça. Talvez, o último que conseguiu tal façanha como deputado federal e senador foi o saudoso Sérgio Guerra. Em muitas cidades, ele apoiava e era apoiado pelos dois lados (oposição e situação), de sua morte para cá ninguém preencheu esse vácuo.

Por fim, a eleição de 22 poderá ser a oportunidade da região produzir um novo quadro regional, porém quem quiser assumir esse posto terá que partir na frente e conquistar os espaços agora, senão poderá ser tarde demais e a região manter sua orfandade.

AUXÍLIO EMERGENCIAL – O prefeito João Campos (PSB) tirou do papel uma de suas principais promessas de campanha, o auxílio emergencial recifense, foi lançado ontem e beneficiará mais de 30 mil famílias da Capital em situação de vulnerabilidade.

COM O PRESIDENTE – O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio teve uma agenda com o presidente da Câmara, Arthur Lira para garantir a permanência dos incentivos fiscais no Estado, sobretudo de olho na montadora da Jeep em Goiana. Geraldo foi acompanhado pelos deputados Felipe Carreras e Silvio Costa Filho.

RÁPIDAS

JOÃO ALFREDO – O prefeito Zé Martins está com várias frentes de obras na cidade. Ele visitou ontem várias estradas rurais que estão sendo recuperadas e acompanhou os serviços de terraplanagem. Zé tem feito gerência com o Estado para olhar o produtor rural de João Alfredo.

RETALIAÇÃO – O presidente Jair Bolsonaro não se manifestou pela morte do senador, ex-aliado e ex-líder do seu Governo, Major Olímpio. Nos últimos tempos, Olímpio vinha batendo forte no presidente, porém pegou mal a ausência de um pesar público.

PEGOU MAL – O prefeito de Goiana, Eduardo Honório bateu no governador depois ficou fazendo notinha tentando mostrar unidade. Geralmente quem faz o discurso jogando para plateia dar nisso!

PINGA-FOGO: Depois de Daniel Coelho, alguém mais aí está com saudades de Temer?

Elielson Lima 19 mar 2021 - 0:13m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade – Petrolina

Publicidade

Publicidade

Arquivos do Blog