Jaboatão – Habitacional
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Coluna Coluna da terça | Efeito Lula na eleição de 22 reforça candidatura de esquerda em PE

Coluna da terça | Efeito Lula na eleição de 22 reforça candidatura de esquerda em PE

Publicado em: 09/03/2021 - 8:13m

Ao longo da história das eleições diretas em Pernambuco apenas por duas vezes os pernambucanos elegeram um governador de direita, em 1982 quando Roberto Magalhães derrotou Marcos Freire e com a vitória de Joaquim Francisco oito anos depois. Os demais chefe do executivo estadual sempre tiveram alinhamento com a esquerda ou centro-esquerda.

Com a decisão do ministro Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula e automaticamente restabelecer sua elegibilidade todo e qualquer cenário projetado para 22 até hoje cai por terra. Ao mesmo tempo que amplia o trabalho do grupo de Oposição no Estado que tem ligação com o presidente Bolsonaro.

Mesmo que na cena nacional a polarização seja mais acirrada, nos 9 estados nordestinos Lula lidera absoluto – não precisa ver pesquisas para aferir esse sentimento – isso reforça diretamente as candidaturas de esquerda para governador em seu estado natal. O próprio PT terá que colocar um nome para abrir palanque e o candidato do PSB também será beneficiado e muito pela relação histórica com o petismo.

Portanto, mesmo que a presença de Bolsonaro seja forte no Estado ao ponto de produzir uma candidatura alinhada a ele, o efeito Lula tende a ser mais forte e levar o tradicional eleitor de esquerda em Pernambuco se reencontrar consigo mesmo nas urnas.

BRIGOU NA HORA ERRADA – De malas prontas para sair do PT pelas portas dos fundos, muitos avaliam que a deputada federal Marília Arraes brigou com a sigla na hora errada. Justamente no ressurgimento do lulo-petismo em nível nacional e o crescimento do anti-bolsonarismo.

LOCKDOWN… – Em reunião ontem com o ministro Pazuello, o grupo de governadores querem firmar um pacto nacional para combater o pior momento da pandemia de Covid-19 no país. Expressamente os 22 chefes de Executivos estaduais querem medidas restritivas à circulação de pessoas. Mas o presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de lockdown no país.

…À VISTA – Com a negativa do Governo Federal, o grupo dos governadores estudam a possibilidade deles decretarem simultaneamente o lockdown em todos os estados brasileiros com o objetivo de segurar essa nova onda e minimizar os efeitos das variantes.

RÁPIDAS

IGREJAS NA PAUTA – O Projeto de Lei nº 1094/2020 de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP-PE), apresentado em abril do ano passado, será votado nesta quinta (11). O PL já sofreu uma derrota na Comissão de Legislação e Justiça onde decidiram pela inconstitucionalidade do texto.

MPPE RECOMENDOU – O promotor de Timbaúba, João Elias expediu um recomendação em carater de urgência, dando um prazo de 10 dias para que a Prefeitura reabra o anexo hospitalar Covid-19.

PINGA-FOGO: Quem terá a coragem de ir para o sacrifício levantar a bandeira de Bolsonaro com Lula no páreo?

Elielson Lima 09 mar 2021 - 8:13m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade – Petrolina

Publicidade

Publicidade

Arquivos do Blog