Prefeitura de Jaboatão
Campanha – Governo de PE – 130 mil empregos novo
Internacional Instituto pernambucano passa integrar Observatório Internacional de Democracia Participativa

Instituto pernambucano passa integrar Observatório Internacional de Democracia Participativa

Publicado em: 17/03/2021 - 18:37m

O Instituto de Formação Cidadã – IFC, criado por amigos pernambucanos, passa a fazer parte do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), sediado na cidade de Barcelona, na Espanha. João Guerra, presidente do Instituto, lembra que o movimento “Cidadão Arretado”, iniciado em 2019, teve fundamental importância para a delimitação da pauta defendida pelo grupo, inicialmente constituído por ele e pelos jovens Pedro Kohler, Marcelo Lins e Priscilla Villarouco.

No início, lembra João Guerra, “o Cidadão Arretado buscava difundir a ideia de que a participação do cidadão na política, além de ser viável, deve ser estimulada, para que haja uma maior representatividade entre a população e os detentores dos mandatos políticos”. Hoje, com a constituição do IFC e a participação no OIDP, o grupo se sente mais confiante e otimista na defesa e implementação desta pauta. Afinal, como integrantes deste Observatório, que reúne mais de 1.000 cidades de todo o mundo, entidades, organizações e centros de estudo, poderão aprender com experiências inovadoras adotadas em outros países, de modo a compartilhá-las com a população de nosso estado e adaptá-las à nossa realidade.

O propósito, segundo os jovens, é aumentar o engajamento do cidadão no processo de tomada de decisão pertinente à coisa pública através de ferramentas como o Orçamento Participativo, os Conselhos de Políticas Públicas e outras que estão compreendidas no conceito de democracia participativa.

Elielson Lima 17 mar 2021 - 18:37m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog