Jaboatão – Habitacional
GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Coluna Coluna da segunda | Radiografia dos 100 dias dos prefeitos da Mata Norte

Coluna da segunda | Radiografia dos 100 dias dos prefeitos da Mata Norte

Publicado em: 12/04/2021 - 9:29m

No último sábado, dia 10 de abril, os gestores de todo País completaram 100 dias de suas gestões ou de um novo mandato para os reeleitos. Essa marca é um parâmetro para uma analisar como será as gestões nos próximos. Uns conseguiram imprimir o ritmo, outros ainda estão se familiarizando com o posto. O maior desafio daqueles que já estavam e para aqueles que chegou é a gestão da pandemia.

Vamos apresentar em poucas palavras, uma radiografia dos 100 dias dos gestores da Mata Norte. Começando por Nazaré da Mata, o prefeito Nino Nascimento vive um clima de impasse se vai continuar ou não no comando da cidade. Mesmo assim vem acertando na política, elegeu o filho presidente da Câmara e vem tocando a gestão. Em Carpina, Manuel Botafogo começou o seu quarto mandato no munícipio com todo gás, vem mantendo a gestão passada como ano passado e tocando as obras. Buenos Aires foi outra cidade que reelegeu seu prefeito, Fabinho Queiroz ostenta uma gestão bem avaliada só precisando comunicar melhor as ações.

Já em Aliança, Xisto Freitas consolidou seu novo mandato com um tom mais político na medida que vem intensificando as obras, ele inclusive se reuniu recentemente com políticos que antes fazia oposição a sua gestão. Marcelo Gouveia (Paudalho) e Guiga (Vicência) têm perfis muito parecidos, com olhar mais moderno para a coisa pública e pensando fora da caixa tiveram suas aprovações aferidas nas urnas. Sem Osvaldinho, o prefeito de Goiana Eduardo Honório está perdido, ele até tenta, mas não consegue alavancar o mandato.

Itaquitinga, Pablo tem o desafio de superar a agenda negativa do aumento das taxas de iluminação e retornar com o kit escolar. Ele tem tudo para fazer uma gestão superior ao antecessor. Na pequena Lagoa do Carro, a prefeita Judite Botafogo tem sido uma gigante na articulação política com milhões em emendas e na relação com o Governo do Estado se transformando em ações na cidade. Reeleito, Tarcisio Massena vem um cenário mais favorável em Chã de Alegria, sobretudo na relação com a Câmara. Isso dará a ele mais governabilidade diferente do primeiro mandato.

Tracunhaém, o novato Irmão Aluizio vem seguindo a risca a gestão do seu padrinho político e ex-prefeito Belarmino inclusive no volume de intervenções no munícipio. Também novato no posto, Zé Roberto vem tentando embalar ritmo na gestão em Ferreiros, ele fala muito em “arrumar o que ficou do passado”. Camutanga estampa as redes sociais com a prefeita Talita de Doda, mais jovem prefeita do Estado, vem apostando na comunicação para tornar uma gestão forte.

Timbaúba contempla o retorno de Marinaldo Rosendo que preferiu esperar para começar a agir, uma fonte ligada ao prefeito disse a Coluna que “ele vai começar a gestão agora”, após receber um relatório de uma auditoria completa. Em Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho vem mantendo o ritmo da gestão passada. Paquinha voltou a comandar Macaparana e vem encontrando dificuldades após a gestão de Maviel Cavalcanti, além de está comunicando mal.

Por fim, Condado manteve o prefeito Cassiano que tem uma das gestões mais enxutas da região. Em Glória do Goitá, Adriana Paes deslancha com o forte apoio político que tem, além do carisma pessoal e a decana da regional Graça Carrazzonni mantém a hegemonia da família no comando de Itambé fazendo a tradicional política social e uma gestão voltada esse tema.

RÁPIDAS

BOMBA – O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou ontem em suas redes sociais um telefonema gravado no sábado (10) com o presidente Jair Bolsonaro. Na conversa, Bolsonaro cobra do senador que a CPI da Covid só vai investigar o governo federal, e não, governadores e prefeitos. E diz temer que o relatório da comissão seja “sacana”. O vazamento foi interpretado como uma afronta e intervenção no Senado.

ATENTO AS RUAS – O prefeito João Campos passou o domingo reunido com sua equipe para monitorar as ações da Defesa Civil diante do grande volume de chuvas na cidade. Segundo a prefeitura, choveu 71% em 36 horas o que era esperado para o mês todo.

REPUBLICANOS – O ex-prefeito de Maraial, Marquinhos Moura teve a filiação ao Republicanos abonada pelo presidente estadual da sigla,. deputado Silvio Costa Filho. O ato aconteceu na sexta e teve a presença do deputado estadual João Paulo Costa.

PINGA-FOGO: PSB e PT anunciam quando a aliança para 22?

Elielson Lima 12 abr 2021 - 9:29m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade – Petrolina

Publicidade

Publicidade

Arquivos do Blog